Quanto tempo leva para o INSS desbloquear o benefício para empréstimo?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

E nos demais casos, o prazo para conclusão do bloqueio ou desbloqueio é de 30 dias. Porém, realizando o procedimento pelo Meu INSS, o procedimento pode ser quase instantâneo.

Bloqueio feito pelo INSS
Isso porque ela ocorre quando o próprio INSS encontra alguma irregularidade no seu benefício e determina o bloqueio para empréstimos. Isso pode acontecer quando o beneficiário tem alguma prática indevida relacionada à solicitação de crédito ou há alguma suspeita de fraude.

3-5 dias úteis

O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média).

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Como saber se o consignado foi aprovado? Além do contato com a instituição em questão, também é possível verificar se o contrato foi aprovado através do aplicativo ou site Meu INSS, na opção “Extrato de Empréstimo”.

O empréstimo consignado INSS é exclusivo para aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social.

5 dias

A liberação da margem consignável geralmente é feita de 3 a 5 dias úteis dependendo do tipo de operação que se deseja fazer. A única exceção que podemos destacar é em caso de haver portabilidade, pois nesse caso é preciso fazer a desaverbação do contrato anterior e em seguida, fazer um novo contrato.

E quem não pode fazer um empréstimo consignado?

  • Quem possui margem consignável negativa ou zerada;
  • Pessoas autônomas;
  • Estagiários;
  • Quem recebe benefícios temporários do INSS (auxílio-doença, salário-maternidade etc);
  • Quem tem menos de 18 anos ou mais de 80 anos.

Estou com o Auxílio Brasil bloqueado, o que fazer? A única forma de desbloquear o Bolsa Família ou Auxílio Brasil, é o comparecimento do representante familiar a um posto de atendimento do CRAS. É preciso levar documento de identificação com foto como o RG ou a CNH, o CPF e comprovante de residência.

O interessado deve entrar em contato com o banco ou instituição financeira e fazer a solicitação, que a depender da instituição, pode ser feita totalmente online. Atualmente, o limite de empréstimos consignados simultâneos para os beneficiários do INSS são 15, sendo 13 de empréstimo consignado e 2 de cartão consignado.

Quanto tempo demora a análise de crédito? Essa é uma pergunta difícil, pois cada banco ou financeira tem um tipo de procedimento e acaba tendo seu próprio tempo. Porém, com as evoluções recentes no processo de aprovação, esse tempo costuma variar entre 1 e 15 dias corridos.

Onde cai o dinheiro do consignado? A quantia do empréstimo consignado cai na conta bancária informada pelo contratante na hora da contratação. No consignado para beneficiários do INSS, é comum que o dinheiro seja depositado na mesma conta em que o segurado recebe seu pagamento do benefício.

Quanto posso pegar de empréstimo com um salário mínimo? – Quem recebe um salário mínimo que, atualmente, é no valor de R$ 1.320,00, pode comprometer até R$ 462,00 com empréstimos consignados. Lembrando que, aposentados e pensionistas do INSS não podem ultrapassar o limite da margem consignável, que é 45% atualmente.

O que significa o termo elegível para empréstimo
Ter um benefício elegível para empréstimo permite que o aposentado ou pensionista contrate o consignado, crédito que possui as menores taxas do mercado.

De acordo com a legislação, os curadores estão inclusos na categoria de representantes legais. Nesse sentido, a regra também se estende a quem é curador. Ou seja, legalmente a contratação é permitida, mas as instituições financeiras podem escolher se disponibilizarão consignado para representantes e curadores.