Quanto tempo leva para o INSS averbar um empréstimo consignado?

Perguntado por: ralves8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Quanto tempo demora a averbação de empréstimo consignado? Atualmente, a averbação do empréstimo consignado está acontecendo de forma quase que imediata. Isso porque o processo de averbação tornou-se digital e, consequentemente, agilizou o processo que, antes, demorava de 24h a três dias úteis para ser concluído.

O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média). Entretanto, dependendo da instituição financeira escolhida, é possível ter o crédito transferido instantaneamente.

Um registro demora até 30 dias para ficar pronto e as pendências devem ser resolvidas dentro desse prazo. Inclusive as averbações que levam em média 15 dias.

Além do contato com a instituição em questão, também é possível verificar se o contrato foi aprovado através do aplicativo ou site Meu INSS, na opção “Extrato de Empréstimo”.

A averbação no contrato de empréstimo consignado corresponde à reserva do valor da parcela mensal do empréstimo consignado a favor da instituição financeira. Pode ser facilmente entendida como a aceitação do órgão ou instituição pagadora para a autorização do desconto no contracheque ou folha de pagamento.

Os beneficiários do INSS têm a averbação realizada pelo DataPrev, empresa pública responsável pela base de dados do órgão, que verifica se o solicitante da averbação é um segurado do INSS, para então fazer a análise e liberação da reserva das parcelas do empréstimo.

A averbação ocorre quando a instituição financeira pagadora autoriza o desconto do valor da parcela mensal do empréstimo consignado no contracheque ou na folha de pagamento do cliente. Ou seja, a partir dali, ela passa a reservar um percentual do salário ou do benefício do INSS para pagamento do empréstimo.

Inconsistências em informações, por estarem incorretas ou desatualizadas ou o comprometimento dos rendimentos acima do valor aceito podem levar a um empréstimo consignado não averbado. Após, o cadastro pode ser feito novamente, em casos onde houve a divergência de dados.

Atualmente, a averbação do empréstimo consignado está acontecendo de forma quase que imediata. Isso porque o processo de averbação tornou-se digital e, consequentemente, agilizou o processo que, antes, demorava de 24h a três dias úteis para ser concluído.

Assim, quando o crédito cai na conta após a averbação, significa que deu tudo certo com o seu empréstimo. Atualmente esse processo tem se tornado cada vez mais ágil, principalmente por se tratar de um procedimento digital e que possibilita a conclusão até imediata de toda a transação financeira.

É importante destacar que quem deposita o valor do crédito consignado na conta do cliente é o banco no qual o empréstimo foi contratado. Já o pagamento da dívida é transferido ao banco pela instituição pagadora, como o INSS ou o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE).

Para aposentados e pensionistas do INSS, o processo de averbação é realizado através do Dataprev. O primeiro passo é confirmar se a pessoa realmente recebe algum benefício consignável pelo INSS. Depois disso, o processo de autorização do empréstimo consignado acontece.

Esse documento deve ser emitido quando o processo de divórcio se encerra, e deve ser levado ao Cartório de Registro Civil onde os cônjuges se casaram.

Na meutudo, todo o processo de análise até o depósito do valor solicitado ocorre em 1 dia útil, rápido e sem burocracia. Conheça mais sobre as etapas de liberação do crédito consignado acessando o conteúdo completo.

5 dias

Geralmente o processo entre a solicitação e a aprovação leva de 1 a 5 dias úteis, tudo vai depender da análise dos seus documentos e da instituição financeira.

Depois da solicitação e aprovação o dinheiro do seu empréstimo consignado irá cair na sua conta e estará disponível para uso em até 5 dias úteis.

Crédito pessoal
Após colocar todos os documentos em ordem, o processo será rápido e o tempo que leva para cair o dinheiro em sua conta também, em geral, de um dia útil a uma semana.

O que é averbação do consignado
A averbação do consignado é um dos estágios do processo de contratação do empréstimo. Essa fase ocorre quando a instituição financeira pagadora autoriza o desconto do valor da parcela mensal do empréstimo consignado no contracheque ou na folha de pagamento do cliente.

No caso do crédito consignado, todas as operações financeiras estão sujeitas a margem consignável. Para que a aprovação aconteça da forma correta é necessário que o cliente não tenha consumido os 30% da margem que é disponibilizada para o pagamento da parcela do empréstimo.

Imóvel não averbado: Não passa por uma alteração de registro dentro do cartório de registro de imóveis responsável: Exemplo: No Cartório de Registro de Imóveis, uma determinada matrícula consta como lote de terreno, no entanto já existe uma casa. A construção dessa casa não foi averbada na sua respectiva matrícula.

Inicialmente, o governo federal ampliou temporariamente a margem do consignado para aposentados e pensionistas do INSS através da Medida Provisória nº 1.106/2022, em março de 2022.