Quanto tempo leva para o corpo ficar flexível?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

Quanto mais leve a atividade, maior deve ser sua duração, e quanto maior sua intensidade, menor pode ser sua duração. Uma faixa de tempo válida para que os benefícios desse tipo de treinamento sejam alcançados é de 20 a 60 minutos por sessão.

Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações. Atualmente, principalmente em alguns setores profissionais, ter a capacidade de ser flexível é uma vantagem para os indivíduos que precisam desempenhar funções multifacetadas e diversificadas.

Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamento, yoga, tai-chi) para todos os principais grupos musculares e tendões – pescoço, ombros, tórax, tronco, coluna lombar, quadris, pernas e tornozelos – pelo menos duas a três vezes por semana.

Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.

É possível sim ganhar alongamento em qualquer idade.

Como ser mais flexível? Manter o corpo hidratado, consumir alimentos ricos em nutrientes e praticar atividade física regularmente é essencial para manter o corpo flexível. Além disso, existem alguns exercícios específicos que contribuem para dar amplitude aos movimentos.

Muitas vezes, não realizar alongamentos frequentemente é o que torna alguém pouco elástico. Mas existe também o componente genético, que faz com que algumas pessoas sejam menos ou mais flexíveis do que outras.

Os bons exercícios de flexibilidade incluem alongamentos estacionários e alongamentos que envolvem movimento (movimentos balísticos). Exercícios como caminhada, escalada, corrida, ciclismo, golfe, tênis ou treinamento de força (especialmente treinamento de força do core) são ótimos para melhorar o equilíbrio.

De acordo com algumas pesquisas, os exercícios de flexibilidade têm uma resposta melhor entre 12h e 24h.

O médico acredita que o alongamento é indicado ao menos uma vez ao dia. “Mas se a pessoa fica horas sentada na mesma posição deve fazer de duas a três vezes ao dia.”

Mas afinal, como ser flexível? A principal forma de adquirir mais flexibilidade é por meio da prática de atividades físicas. Como falamos, além do fator idade, pessoas sedentárias tendem a perder essa capacidade ainda mais rápido.

Comece sentando no chão com as pernas esticadas.

  1. Dobre os joelhos para juntar os pés na frente do corpo. Agarre os pés com as mãos e incline-se para a frente lentamente, expirando fundo. ...
  2. Incline-se apenas até onde for confortável e mantenha a posição por pelo menos 30 segundos, respirando fundo.

Ser flexível é um comportamento que pode ser desenvolvido. Para ter essa skill, o mais importante é não agir negativamente diante de uma mudança, estar sempre aberto a novas ideias e trabalhar em equipe respeitando os demais.

Embora seja comum sentir alguma tensão ao alongar um músculo, você nunca deve sentir dor. Se a área que você está alongando começar a doer ou formigar, pare o alongamento até não sentir um desconforto além do comum. Ao invés de forçar o alongamento além do confortável, tente diminuir a intensidade.

Panturrilha
Esticar uma perna, mantendo apenas o calcanhar no chão e tentar tocar com as mãos nesse pé. Manter a posição durante 1 minuto e repetir com a outra perna. Esse alongamento permite alongar a panturrilha e os músculos da parte posterior da coxa, podendo ser feito em qualquer idade, inclusive por idosos.

Alongamento com avanço
Dobre a perna direita em direção ao lado direito e deixe a perna esquerda estendida e reta, alongando a parte interna da coxa esquerda. Segure a posição por 30 segundos, tomando cuidado para não balançar o corpo e lembre-se de realizar o alongamento com cautela.

“O alongamento é muito útil quando feito em um treino independente, só de alongamento e flexibilidade”, conta Tadiello. De acordo com o fisioterapeuta, uma opção é fazer o treino de musculação ou corrida pela manhã e o de alongamento à noite.

Alongar o corpo
O alongamento tem a capacidade de ser, ao mesmo tempo, uma atividade de descanso e uma atividade física. À noite, o corpo está concentrando todas as tensões do dia nas articulações e nos músculos. Essa prática antes de dormir auxilia a aliviar essas pressões.

O excesso de alongamentos pode provocar lesões. Outra pesquisa realizada pela Stephen F. Austin State University, no Texas (EUA), e publicada em 2013 revela que não é possível saltar tão alto depois de realizar exercícios de alongamento estático.