Quanto tempo leva para o benefício do Bolsa Família cancelado voltar a receber?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Não há prazo estabelecido para retorno do pagamento, pois depende de avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social. Requisitos: Já estar inserido no Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

Para o público do Programa Bolsa Família, o prazo para contestação será de 17/05 a 01/06. Para verificar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o cidadão deverá entrar no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”.

Como saber se o Bolsa Família está cancelado? O beneficiário pode consultar o status do Bolsa Família, se está cancelado ou regular, através do aplicativo Bolsa Família CAIXA. O acesso é realizado por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e deve ser utilizada a senha que é usada nos aplicativos da Caixa.

Recebo Auxílio Brasil/Bolsa Família, fiz o cancelamento do meu cadastro e meu benefício foi cancelado. Posso voltar a receber o benefício? Após o cancelamento do seu cadastro, o benefício do Auxílio Brasil é cancelado automaticamente pelo sistema.

Quando um cartão é bloqueado, não é possível realizar transações com ele até que seja feito o desbloqueio. Já um cartão cancelado não pode ser ativado novamente. No caso, ao cancelar um cartão, é necessário ter em mente que não será possível recuperá-lo mais.

Quem teve o Bolsa Família bloqueado ou cancelado, deve atualizar o cadastro, para comprovar que atende os requisitos do programa”, explicou Myriam Bargamashi, do CadÚnico de Selvíria. Quem está recebendo mensagens por SMS ou pelo aplicativo Caixa Tem, também deve procurar o CadÚnico para atualização cadastral.

Segundo o MDS, a partir desta quarta, 12, as famílias serão notificadas sobre o bloqueio do Bolsa Família e terão o prazo de 60 dias para prourar um posto de atendimento no seu município para atualizar as informações do Cadastro Único.

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

30 dias

A família fica com o benefício bloqueado por 30 dias, e volta a receber com o acumulado. A família fica sem receber o beneficio por 60 dias, e volta a receber sem o acumulado.

Cadastros atualizados entre 15/04 e 19/05 - Os benefícios serão desbloqueados automaticamente pelo MDS em 23 de junho, com efeito na folha de junho de 2023 . Famílias que não tiverem outras pendências vão receber as parcelas retroativas de abril, maio e junho a partir de 27/06.

É possível consultar a situação do seu benefício através do site do CadÚnico, inserindo dados como CPF e data de nascimento. Também é possível consultar através do atendimento da Caixa pelo telefone 111 e no aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem.

Cancelamento do Bolsa Família em Junho
Com início na segunda-feira (19), o pagamento do Bolsa Família no mês de junho já está com as informações atualizadas em todos os canais de consulta: o aplicativo Bolsa Família, o app Caixa Tem e o Portal Cidadão da Caixa.

4. Acesso a programas sociais. A carteira assinada também permite ao trabalhador ter acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. Esses programas auxiliam na melhoria da qualidade de vida e na garantia de direitos básicos.

Isso significa que, mesmo que um familiar receba um salário mínimo (R$ 1.302) em meio a uma família de seis pessoas sem renda, isso não inviabiliza o benefício, já que o que conta é a soma da renda de todos os integrantes.

Famílias que tiveram o benefício bloqueado desde o início da busca ativa, e que atualizaram seus dados do CadÚnico, estão sendo liberadas para receber novas parcelas, além do pagamento do Bolsa Família retroativo.