Quanto tempo leva para murchar a hemorroida?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Geralmente, com as medidas caseiras, o desaparecimento ocorre em dois ou três dias, porém nos casos mais graves, quando não há melhora dos sintomas mesmo com todos os cuidados, pode ser necessária uma cirurgia.

O caminho correto é procurar um coloproctologista para o diagnóstico correto do caso e o tratamento clínico ideal. O tratamento precoce diminui muito a chance de cirurgia – apenas 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.

O tratamento para a hemorroida é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e medicamentos corticoides, para reduzir a inflamação. Compressa fria, com bolsa de gelo, também é recomendada para reduzir a inflamação e aliviar a dor da hemorroida.

Dependendo do volume das hemorroidas e por esforço para evacuar, os mamilos hemorroidarios se exteriorizam para fora do ânus. Em geral, retornam espontaneamente para dentro do canal anal. Porém, quando são muito grandes, há necessidade redução digital, ou seja, empurrar a hemorroida para dentro do canal anal.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

Os sintomas podem variar de acordo com a localização da hemorroida. Se ela for interna, há chances do paciente não perceber, pois ela não costuma causar desconforto. No caso das externas, as veias inchadas são projetadas para fora do ânus, podendo ser visíveis e bastante dolorosas.

Fazer um banho de assento de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar muito o inchaço e a dor. Algumas ervas medicinais podem ser usadas na água morna como camomila, lavanda e arnica. Deve-se dispensar a água utilizada em cada banho. Deve-se lavar a região anal após as evacuações.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

A posição mais aceitável de evacuar é a que o paciente se sentir mais confortável. Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

É um orifício que se inicia com um machucado — normalmente causado pelo esforço na evacuação devido às fezes ressecadas — no interior do ânus. Com o passar dos dias, o machucado aumenta até formar um canal, atingir a parte externa e originar um pequeno caroço enrijecido e dolorido na parte de fora.

Procure um proctologista para indicar o que for melhor para você. Cada pessoa tem um tipo de hemorroida, e para cada uma existe um tratamento ideal. A boa notícia é que a hemorroida inflamada tem cura, e pode nunca mais voltar, desde que você siga as orientações do proctologista.

As hemorroidas de grau 3 necessitam de manobras digitais, como uma massagem na região do ânus, para que retornem para dentro do canal anal”, afirma Lopes.

Mas, como fazer banho de assento para hemorroida? Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ainda é possível misturar um pouco de sal à água. Sim, banho de assento com sal grosso também é bom, mas cuidado com a quantidade de sal.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

O que caracteriza o terceiro grau é a exteriorização das hemorroidas, que não voltam para dentro do ânus de forma espontânea, como no grau anterior. Na hora de usar o banheiro, o paciente consegue sentir que a hemorroida saiu, precisando empurrá-la para dentro do ânus com a própria mão.

O último estágio representa um caso mais grave: é quando a hemorroida não retorna ao seu local de origem nem mesmo com ajuda. Com isso, as veias dilatadas permanecem expostas, vulneráveis ao contato com o ambiente externo, sofrendo constantes irritações. Como consequência, hemorroidas deste grau causam dor intensa.

O gelo local é utilizado nas primeiros 24 a 48 horas do inicio dos sintomas. Deve aplica-lo várias vezes ao dia como o objetivo de diminuir o inchaço da hemorroida. O gelo também auxilia no controle da dor. Sempre lembrando de cobrir o gelo com uma compressa ou toalha para não lesionar a pele da região perineal.

Existem pomadas que possuem propriedades analgésicas, secativas, vasoconstritoras e anti-inflamatórias que são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas como, por exemplo, a Hemovirtus, Ultraproct ou Proctyl.