Quanto tempo leva para loperamida fazer efeito?

Perguntado por: xbarbosa . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Estudos clínicos têm demonstrado que o início da ação da loperamida no controle da diarreia aguda ocorre dentro das primeiras 1 a 2 horas seguidas da primeira dose.

Imosec é indicado para o tratamento de diarreia leve sem origem e não infecciosa. O medicamento solidifica as fezes e alivia os efeitos causados, onde seu efeito acontece dentro das primeiras 2 horas de ingestão.

Qual o melhor remédio para cortar a diarreia?

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

A loperamida se liga ao receptor opiáceo da parede do intestino. Consequentemente, inibe a liberação de acetilcolina e prostaglandinas, reduzindo os movimentos peristálticos propulsivos e aumentando o tempo de trânsito intestinal.

Como a duração do efeito de Imosec® é maior do que a da naloxona (que se situa entre 1 e 3 horas), pode haver necessidade de se repetir esse antagonista. Assim, o paciente deve ser cuidadosamente observado por, pelo menos, 48 horas, para se detectar sinais eventuais de depressão respiratória.

Medicamento de Referência: Imosec®. Medicamentos Similares: Enterosec®, Diasec®, Diafuran®, Magnostase®, Kaosec®, Intestin®. Medicamentos Genéricos: loperamida.

A dose inicial sugerida é de 2 comprimidos (4 mg), seguidos de 1 comprimido (2 mg) após cada subsequente evacuação líquida, até uma dose diária máxima de 8 comprimidos (16 mg), ou a critério médico.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Os casos de diarreia apresentam, em geral, duração curta e são autolimitados. “Este período costuma variar entre cinco e sete dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Contudo, há quadros de diarreia mais prolongados, que exigem uma investigação mais profunda.

Por ser um mecanismo para combater invasores, o problema não deve ser interrompido por remédios, e passa sozinho em dois dias a duas semanas. Os primeiros momentos são os piores, em que há mais volume de cocô e/ou vômito. Após três dias, a mucosa do intestino é capaz de se regenerar totalmente.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

7 alimentos que prendem o intestino:

  1. Maçã A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
  2. Banana. ...
  3. Farinhas brancas. ...
  4. Pão branco e torradas. ...
  5. Macarrão. ...
  6. Batata. ...
  7. Jabuticaba. ...
  8. Cenoura.

Evite a constipação: 4 alimentos que prendem o intestino

  1. Banana Verde. Como um dos alimentos mais nutritivos do planeta, a banana é rica em potássio, fósforo, cálcio e ferro. ...
  2. Maçã ...
  3. Leite de vaca. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Outros alimentos.

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Como tomar cloridrato de loperamida

  1. Diarreia aguda: a dose inicial é de 2 comprimidos (4 mg), seguidos de um comprimido (2 mg) após cada subsequente evacuação líquida, até uma dose diária máxima de 8 comprimidos (16 mg), ou a critério médico.
  2. Diarreia crônica: a dose diária inicial é de 2 comprimidos (4 mg).