Quanto tempo leva para fazer uma autópsia?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

o tempo necessário para a liberação do corpo pode durar de quatro a oito horas. Para saber de fato como é feita a necropsia, é importante salientar que o serviço em si dura no máximo três horas.

Uma autópsia em uma empresa particular pode custar mais de US$ 10 mil e os planos de saúde não oferecem cobertura para esse serviço, mas muitas famílias acreditam que saber a verdade compensa o valor gasto.

O corpo só é encaminhado para exame necroscópico (erroneamente conhecido como autópsia) quando é vítima de morte violenta. Por isso, é submetido a uma série de exames visando determinar, com a máxima exatidão, as circunstâncias em que se deu a morte.

2) Putrefação
Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

"Não há regra que possibilite preestabelecer um tempo certo de duração desses exames. Portanto, o tempo utilizado para se chegar ao resultado esperado é apenas aquele estritamente necessário - evitando-se, tanto quanto possível, uma exumação para complementar o exame necroscópico", explica a SSP.

após a análise, os órgãos são reposicionados e o corpo é fechado. Os pedaços menores são incinerados e o resto do corpo costurado. Para o enterro, roupas e cabelos escondem as marcas do exame; o tempo necessário para a liberação do corpo pode durar de quatro a oito horas.

Desta forma, o IML atua somente em ocorrências que envolvam óbitos por causa externa (ou não-natural). É aquele que decorre de lesão provocada por violência (homicídio, suicídio, acidente ou morte suspeita), qualquer que tenha sido o tempo entre o evento lesivo e a morte propriamente.

1. O que acontece com o sangue quando a pessoa morre? Como não há mais circulação, o sangue vai se deslocando para as áreas do corpo mais próximas ao chão, criando manchas roxas chamadas de livor mortis (manchas de hipóstase). Por meio da análise dessas manchas o médico legista consegue saber a hora exata da morte.

Ao fim do exame necroscópico o patologista emite o atestado de óbito, com a identificação e as causas da morte. Com esse documento em mãos, a família consegue retirar a certidão de óbito em um cartório e sepultar seu ente.

Morte suspeita: aquela em que suas circunstâncias e sinais externos não são capazes de definir se a morte foi natural ou violenta – necessário relatório médico, pericial ou policial descrevendo as justificativas de enquadramento como morte suspeita ou morte natural.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

Depois da autópsia, a família ou a funerária preparam o corpo para o enterro ou para a cremação. As incisões realizadas durante a autópsia serão escondidas pelas roupas. As decisões sobre a autópsia são geralmente melhor feitas antes da morte, porque é um momento menos estressante que imediatamente após a morte.

Como é feita?

  1. Pesagem do corpo;
  2. Análise das vestimentas, acessórios e objetos de valor;
  3. Identificação de resíduos de pólvora ou outras substâncias;
  4. Verificação de tatuagens ou cicatrizes;
  5. Detecção de ferimentos prévios ou que possam ter causado a morte;
  6. Exame minucioso dos órgãos internos.

Acredita-se que o costume surgiu na Idade Média e era uma forma de garantir que a pessoa estava mesmo morta, antes de enterrá-la.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

5-6 dias: Os gases incham e formam bolhas na pele do abdômen. 2 semanas: O abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível.

AUTÓPSIA = Exame em corpo vivo. NECRÓPSIA = Exame em corpo morto. Exemplo de uso da palavra Autópsia: Você mesmo pode fazer autópsia nos seus seios para se prevenir do câncer de mama.

Como é feita a preparação do corpo na funerária
A tanatopraxia, portanto, possui como papel principal a completa desinfecção e conservação do corpo, a fim de destruir os microorganismos que o corpo humano passa a excretar após a perda dos sinais vitais.