Quanto tempo leva para fazer efeito os remédios fitoterápicos?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Depende. O efeito do medicamento homeopático varia de acordo com o grau da doença e o estado do paciente. Em casos de doenças agudas e também emergenciais, como asma, quadro de febre, convulsões ou envenenamento, por exemplo, o alívio causado pelo medicamento homeopático leva poucos minutos para ser sentido.

De acordo com estudos conduzidos em animais, é esperado que a ação farmacológica da Passiflora se inicie após 30 minutos da sua administração, atingindo o efeito máximo após 180 minutos. Estudos clínicos conduzidos com Passiflora observaram eficácia na administração 30 a 90 minutos antes do efeito desejado.

O medicamento fitoterápico é fabricado à base de vegetais ou plantas medicinais, que têm o poder de aplicar alguma ação terapêutica. Pode ser utilizado para tratar enfermidades, como glaucoma e diabetes, além de questões relacionadas à ansiedade e depressão.

Quais são os benefícios da fitoterapia? Além da positiva atuação nos tratamentos de saúde, a fitoterapia apresenta outros benefícios, como a composição natural, a biodiversidade disponível e menos efeitos colaterais.

Spirulina é um dos fitoterápicos para emagrecer
A spirulina é uma cianobactéria, por isso, faz parte do processo de fotossíntese e é considerada um ótimo suplemento alimentar. Além disso, ajuda na reposição de vitamina B12 e pode ajudar quem quer emagrecer.

Um alerta no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), também aponta para os perigos de misturar os remédios: "Os fitoterápicos são medicamentos alopáticos, possuindo compostos químicos que podem interagir com outros medicamentos.

Possui ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, favorecendo a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação, o que reflete na melhora da qualidade do sono e ajuda nos casos de insônia. Também pode ser aliada nos casos de perturbações relacionadas à menopausa, e no alívio de nevralgias.

Há quem sinta melhoras na ansiedade no mesmo dia após tomar o floral. No entanto, o tempo médio que se espera para que o floral comece a fazer efeito de fato é de duas semanas. Vale lembrar que cada fórmula floral age de uma forma no corpo e, assim, demora mais ou menos para fazer efeito.

Os efeitos sedativos e calmantes de Pasalix, por exemplo, podem ser notados, aproximadamente, 10 minutos após sua ingestão.

Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

Embora seja um tratamento natural, o uso incorreto de plantas medicinais pode sim, desencadear alguns efeitos colaterais, tais como:

  • Enjoos;
  • Irritações gástricas;
  • Alergias;
  • Intoxicações.

Algumas das doenças e sintomas que podem ser tratados ou prevenidos com o uso de fitoterápicos são:

  • tosse;
  • artrite;
  • lombalgia (dores na lombar);
  • ansiedade;
  • estresse;
  • alterações intestinais e estomacais;
  • insônia;
  • problemas respiratórios e muito mais!

De acordo com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), os fitoterápicos mais utilizados na rede pública são o guaco, a espinheira-santa e a isoflavona-de-soja, indicados como coadjuvantes no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e úlcera e sintomas do climatério, ...

No entanto, os medicamentos à base de extrato de Passiflora Incarnata e Valeriana officinalis são os mais utilizados. A Passiflora Incarnata L. é a espécie com mais estudos farmacológicos e um fitoterápico comumente comercializado no Brasil.

Os profissionais habilitados a prescrever medicamentos fitoterápicos são: médicos após o diagnóstico; farmacêuticos, que de acordo com a resolução nº 546 de 21/07/2011, do Conselho Federal de Farmácia podem prescrever ou indicar medicamentos feitos na própria farmácia ou isentos de prescrição médica para doenças de ...

Você já ouviu falar de algum fitoterápico para ansiedade? Diante de tantos remédios sintéticos que existem por aí, muitos preferem opções mais naturais. Assim, surgiram os fitoterápicos que são medicamentos à base de plantas e possuem as mais diversas indicações, inclusive para a ansiedade.

A fitoterapia é considerada pela OMS uma prática da medicina tradicional (Simon, 2001). Todavia, o uso deve ser precedido por criteriosa identificação e classificação botânica a fim de evitar a indução de erros e problemas durante a utilização.

Ao contrário da homeopatia, que dilui a matéria-prima do remédio, a fitoterapia usa a substância in natura de plantas como aloe vera, ginseng e valeriana, entre outras tantas, transformando-as em em tinturas, cápsulas, pomadas ou emplastros.