Quanto tempo leva para engordar depois de comer?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

De acordo um novo estudo conduzido na Universidade de Oxford, a gordura dos alimentos é armazenada na região da cintura muito mais rapidamente do que se pensava - em apenas três horas após ingerida.

Isso é normal. Se pessoa mantiver esse peso maior ou menor por um período de tempo mais longo é que podemos dizer que ela engordou ou emagreceu.

O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, até 72 horas para ser digerido por completo. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia pode levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.

O abdômen é a parte do corpo com maior quantidade de células gordurosas (adipócitos), por isso tem tendência a crescer mais”, explica a nutricionista Daniella Chein.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

"Assim como emagrecer muito rápido, não é ideal é o peso seja adquirido todo de uma vez. Uma estimativa saudável é um adulto aumentar de um a dois quilos por mês, em média, a depender do tamanho da pessoa", indica a nutróloga.

O tempo médio que se leva para ganhar massa muscular e aumentar de peso é de aproximadamente 6 meses, no entanto em 3 meses já se pode perceber algumas mudanças. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa, uma vez que depende da dieta e se a pessoa realiza atividade física que favoreça o aumento do músculo.

Quando e como se pesar? Pese-se todos os dias sempre no mesmo horário da manhã, de bexiga e intestinos vazios e ainda em jejum. Se tiver uma balança em casa pese-se sem roupa, caso contrário escolha sempre a mesma. Não compare seu peso de um dia para o outro.

Essa variação de peso pode ocorrer por diversas razões: acúmulo de glicogênio muscular, retenção de líquidos, intestino preso, variação normal do dia e até envolver o período menstrual.

Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

É normal o peso variar ao longo do dia e, em geral, as variações diárias podem ser de até 2 kg.

Consumir cerca de 100 calorias por dia pode gerar 4,5 quilos em um ano, diz médica. Variantes genéticas, uma maior predisposição para o acúmulo de gordura no corpo e ambientes que se frequenta podem ser um combo para o sobrepeso, é o que diz a especialista em obesidade, Cecilia Lindgren.

Retenção de líquidos, excesso de açúcar, sal, alimentos industrializados, carboidratos, bebida alcoólica, envelhecimento e estresse engrossam as causas, fazendo com que os ligamentos faciais não tenham força para segurar as bolsas de gordura. A gordura se reloca, fazendo dobras proeminentes e um queixo duplo.

Como diferenciar inchaço de gordura
Com os dedos em pinça, aperte a pele onde há um edema ou sob a área que está inchada. Se quando você retirar os dedos a pele demorar mais de 3 segundos para voltar à forma normal, é retenção de líquido.

Frequentemente, o rosto é o primeiro a engordar e o último a emagrecer. Isso acontece porque cada organismo segue uma ordem de acúmulo de gordura. Se seu corpo tende a acumular gordura no seu rosto ou abdômen primeiro, eles serão os últimos lugares de onde ela será eliminada, pois isso acontece na ordem inversa.

1- FARINHA BRANCA
Bom, primeiro alimento que engorda MUITO mais do que parece é a farinha branca. Essa você já deve ter visto em algum outro lugar, ou ouviu alguém dizer para você. Muitas pessoas falam “ah mas não tem problema uma farinhazinha” mas tem sim.

Clara de ovos ou ovo inteiro
Rica em albumina, uma proteína de absorção lenta, as claras de ovos são indicadas para consumo antes de dormir, pois evitam a perda de massa muscular. Se preferir, você também pode consumir o ovo inteiro, inclusive a gema é boa fonte de gorduras essenciais e ajuda a regular hormônios.

Crianças pequenas que preferem comer doces a salgados podem ter mais risco de ganhar peso de forma prejudicial, segundo um estudo feito pela Universidade de Michigan e publicado nesta segunda-feira (18) na revista especializada "Pediatrics".