Quanto tempo leva para desinflamar a hemorroida?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4 / 5 4 votos

A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

As de grau 1 e 2 demoram de uma a duas semanas, normalmente. Já as de graus 3 e 4 dependerão do sucesso no tratamento e da cirurgia, caso tenha ocorrido. Nesse caso, costuma ser em torno de um mês.

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

Tratamento das hemorroidas
Também é indicado aumentar a ingestão de água, evitar papel higiênico e fazer higiene com ducha ou banho. Outras dicas incluem não fazer esforço ao evacuar, não permanecer muito tempo no vaso sanitário e aplicar cremes e pomadas no local.

Medicamentos para tratar a hemorroida só devem ser receitados após a consulta médica e exame do local, mas os anti-inflamatórios podem ser indicados para aliviar os sintomas antes que a avaliação médica seja feita.

O caminho correto é procurar um coloproctologista para o diagnóstico correto do caso e o tratamento clínico ideal. O tratamento precoce diminui muito a chance de cirurgia – apenas 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.

Dependendo do volume das hemorroidas e por esforço para evacuar, os mamilos hemorroidarios se exteriorizam para fora do ânus. Em geral, retornam espontaneamente para dentro do canal anal. Porém, quando são muito grandes, há necessidade redução digital, ou seja, empurrar a hemorroida para dentro do canal anal.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

Hemorroida Grau 1: O inchaço ocorre dentro do ânus, e o paciente pode experienciar dor, coceira e sangramento. Hemorroida Grau 2: As hemorroidas saem para fora do ânus durante a evacuação e, quando as fezes saem, elas se retraem novamente para dentro.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
Segundo a profissional, é necessário, portanto, evitar o consumo de alimentos que deixam as fezes mais ácidas.

Aplique gelo para aliviar a dor da hemorroida
Caso forme um nódulo no ânus, não tente realizar manobras manuais para introduzi-lo de volta no canal anal. Raramente “manobras heroicas” serão eficazes e podem traumatizar a região e piorar a crise. Nesses casos, é melhor procurar ajuda médica.

Do lado dos legumes e verduras, feijão, lentilhas, grão-de-bico, acelga portuguesa, espinafre, berinjela, jiló e abobrinha são as melhores opções para um bom funcionamento intestinal”, cita o coloproctologista Umberto Morelli.

O último estágio representa um caso mais grave: é quando a hemorroida não retorna ao seu local de origem nem mesmo com ajuda. Com isso, as veias dilatadas permanecem expostas, vulneráveis ao contato com o ambiente externo, sofrendo constantes irritações. Como consequência, hemorroidas deste grau causam dor intensa.

Normalmente, as hemorroidas não requerem tratamento, a menos que provoquem sintomas. Tomar emolientes fecais ou aumentar o volume das fezes com suplementos de fibra (como, por exemplo, psílio) pode aliviar o esforço feito durante a evacuação.

Lidocaína® ou Xylocaína®: pode ser utilizado na forma de gel ou creme e tem ação exclusiva no controle da dor por serem anestésicos tópicos nas hemorroidas.

Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes por dia, podendo chegar até 200 mg, 2 vezes por dia. Crianças: 5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas (a cada 12 horas). adultos: 1 cápsula, 1 ou 2 vezes por dia.

Hábitos que auxiliam no tratamento da hemorroida

  1. Não ficar sentado por muito tempo na hora de evacuar;
  2. Não pegar muito peso no trabalho ou ao praticar um exercício físico;
  3. Cuidar da prisão de ventre.