Quanto tempo leva para desinchar a barriga depois de uma cesária?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

Após o parto, pode demorar um tempo para que a barriga volte ao normal, como era antes da gravidez. Mas também pode acontecer o que os médicos chamam de diástase abdominal - quando a barriga fica estirada devido ao afastamento da musculatura abdominal.

Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

As cintas pós-parto não são contraindicadas e as mulheres podem usar normalmente, logo após o parto. Há carência de estudos que comprovem seus benefícios, todavia, elas aumentam a segurança até que o abdomên retome sua rigidez característica, diminuindo a sensação que a mulher fica de “órgãos soltos na barriga”.

Use com moderação. Em alguns casos, não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido no local da cesárea. O ideal é, se houver necessidade e conforme indicação do ou da obstetra, usar a cinta no puerpério por pouco tempo e somente depois da primeira evacuação após o parto.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

1 – Repouso é fundamental
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Contudo, os médicos se preocupam também o período de uso da cinta. No caso, o obstetra Rosa Filho aconselha que isso seja realizado apenas 72 horas após o parto.

O local do corte onde ficará a cicatriz de cesárea, deve ter cuidados e higiene especial. Não é recomendado o uso de nenhum produto de higiene especifico além de agua e sabão neutro. Cremes, hidratantes devem ser evitados na área já que o local deve ficar sempre seco e limpo.

Peças sem costura, como as da coleção Nude, são ótimas para garantir ainda mais bem-estar, principalmente como uma opção de calcinha pós-parto cesárea, já que não terá o risco de o elástico ficar sob a cicatriz.

Sendo assim, algumas das suas roupas de gestante serão úteis nessa fase. As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.

Tempo de repouso pós cesárea
A mulher precisa ficar pelo menos 5 dias de repouso e ir retomando a rotina aos poucos. É importante também sempre respeitar as dores, limitações e parar de fazer qualquer tarefa que gere incômodo ou dor.