Quanto tempo leva para desentupir o ouvido com Cerumin?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Em quanto tempo o cerumin começa derreter a cera ? Prezado internauta. O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha.

O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.

Sim, é comum sentir os ouvidos tapados durante o uso do cerumin.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

Recomendamos não colocar o cotonete para limpeza após o uso do cerumin. Vc pode limpar por fora no pavilhão caso escorra um pouco de cerume.

O cerumin é uma gota otológica com a função de amolecer a cera. A forma correta é o uso da medicação e após 05 -07 dias realizar a remoção da cera com médico otorrinolaringologista. O uso apenas da medicação irá piora a sensação de tampado. Procure um especialista , ele irá resolver esse problema.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

A saída (ou refluxo) da solução de Aceratum após a sua aplicação no ouvido é comum e normal. Não usar cotonetes, palitos de dente, grampos de cabelo ou qualquer outro instrumento para remover a cera do canal auditivo devido ao risco de lesão.

O Cerumin é indicado para remoção do excesso de cera no ouvido, pois ajuda a amolecer a cera e facilita sua saída do canal auditivo, permitindo que seja retirada.

continuo com o ouvido entupido!! Realmente, não é algo comum, mas é possível que possa estar experimentando certo grau de desconforto pós lavagem devido alguns fatores.

É necessária maior atenção quando a sensação de ouvido entupido e o zumbido são acompanhados de sintomas mais graves, como febre, secreção de pus, dores de cabeça e na face, perda de audição e tontura. Nesses casos, recomenda-se procurar atendimento médico imediatamente.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Quando fazer limpeza de ouvido? A limpeza de ouvido pode ser necessária quando a quantidade de cerume traz desconforto. “Alguns dos sintomas que indicam que esse tratamento é indicado incluem coceira, sensação de ouvido entupido e até zumbido”, lista a otorrino. Algumas pessoas produzem mais cerume que outras.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).

Precisa usar cerumin antes da lavagem? Depende. Se a cera estiver muito dura, pode ser que precise, mas na grande maioria das vezes, conseguimos retirar toda a cera sem precisar do cerumin.

Além do cotonete, outros instrumentos podem contribuir para aprofundar o cerúmen. Um deles é o fone de ouvido intra-auricular, cujo uso é cada vez mais disseminado. Complementando, tampões auditivos também atuam como causa. É preciso considerar ainda as doenças dermatológicas, como dermatite seborreica e psoríase.