Quanto tempo leva para desbloquear saldo?

Perguntado por: atrindade4 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Se o saldo está bloqueado por determinação judicial para pagamento de pensão alimentícia, ele será desbloqueado com a quitação da dívida e emissão de ordem judicial para o desbloqueio. Quando o bloqueio é feito por empréstimo com o FGTS, o desbloqueio ocorre em até 7 dias após o pagamento da dívida.

O saldo não estará disponível para uso em decorrência de algum bloqueio judicial ou outra ordem na qual o banco teve que realizar o bloqueio do valor. Quando bloqueado, o saldo não pode ser desbloqueado nem pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento.

Segundo o site da Caixa, o processo para desbloquear o Caixa Tem pode demorar entre 24h e 48h.

Bloqueio da poupança social por limite de saldo
Isso significa que ela não pode ter um saldo superior a R$ 3.000. Segundo a Caixa Econômica, a poupança será bloqueada no caso de o saldo ou a soma de todos os depósitos nela exceder os R$ 3 mil duas vezes no período de um ano.

O saldo pode estar bloqueado por diversos motivos, indícios de fraude, depósitos em cheque, caução, dentre outros. Convém procurar o gerente da sua agência.

Depende do motivo pelo qual seu FGTS está bloqueado. Por exemplo, em caso de antecipação do Saque-Aniversário ou empréstimo com garantia, fica bloqueado apenas o valor necessário para quitação do débito, sendo possível a movimentação dos valores restantes conforme as situações legais previstas.

Se a conta foi bloqueada porque excedeu o limite de movimentação, é necessário ir até a sua agência para solicitar o desbloqueio.

Isso significa que o valor está em compensação e que sua liberação será feita em até 24 horas úteis. Depois, o status voltará para disponível.

Se você é correntista da Caixa também pode efetuar o desbloqueio diretamente no Internet Banking CAIXA no seu computador ou no APP Caixa no seu celular. Este desbloqueio também pode ser feito ligando para a Central de Atendimento Cartões CAIXA.

Tendo conhecimento disso, vale ressaltar que o bloqueio judicial só poderá ser desfeito após nova decisão da Justiça, seja por meio do pagamento do débito, de um acordo de suas partes ou de medida interposta pelo advogado que defende os direitos do devedor.

Assim, se a sua conta for bloqueada judicialmente, você estará impossibilitado de realizar qualquer transação bancária durante o período determinado pela medida. Ou seja, você até poderá receber dinheiro na sua conta, porém não será possível sacá-lo, transferi-lo ou realizar qualquer outra transação com ele.

Entenda, o banco não é o culpado nessa situação e não irá interferir em nada (até porque não foi ele quem fez o bloqueio e sim o juiz). Por isso, se a sua conta foi bloqueada, só vai ser desbloqueada por ordem do juiz e para realizar o pedido você deve constituir um advogado para realizar o procedimento.

Vale lembrar que, no Saque-Aniversário, o saldo do FGTS fica bloqueado se você for demitido sem justa causa e quiser sacar o dinheiro. Neste caso, você fica apenas com o valor da multa rescisória. Além disso, se você quiser mudar para a modalidade do Saque-Rescisão, precisa esperar um período de dois anos.

Ainda é necessário esperar que o Poder Judiciário faça um ofício determinando o desbloqueio do saldo. Já se o bloqueio for proveniente de empréstimo, é possível fazer o pagamento antecipado das parcelas e, assim que o empréstimo for quitado, a Caixa Econômica será notificada para que faça o desbloqueio da conta.

É o ato ou efeito de desbloquear. Quando se trata de finanças, é possível desbloquear um cheque, um depósito, um cartão de débito ou crédito etc. No caso dos cartões, é a retirada do bloqueio de um cartão de crédito ou débito, fazendo com que ele se torne pronto para utilização.

Basta fazer a adesão pelo App CAIXA e desbloquear o celular no Caixa Eletrônico utilizando cartão da conta com chip e senha da conta. A liberação do novo limite ocorrerá no prazo mínimo de 24h, seguindo a determinação da Resolução BACEN nº 142/2021.