Quanto tempo leva para curtir o esterco de galinha?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

seis meses

Quanto tempo leva para o esterco de galinha ficar pronto? O esterco de galinha leva de três a seis meses para ficar pronto.

Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.

Curtindo o esterco em pilha
Uma das formas mais simples de curtir o esterco de gado, é formar uma pilha com o material e umedecer diariamente. A cada dois dias, é importante revirar o material, e, assim que passarem 30 dias, ele já estará pronto para aplicação.

O Esterco de Galinha é um fertilizante orgânico simples classe A. Indicado para todas as plantas de folhagens, flores, hortaliças, legumes, temperos em geral, árvores frutíferas e arbustos de jardins.

O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.

O esterco de galinha curtido é um super adubo orgânico rico em diversos nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio. O nosso esterco de galinha é oriundo de criação orgânica certificada de galinhas.

Estercos frescos
Não devem ser utilizados no cultivo de hortaliças, pois podem contaminar as partes comestíveis das plantas. Este problema pode ser resolvido com o curtimento, que é o envelhecimento do esterco sob condições naturais, não controladas.

CURTINDO O ESTERCO
É possível de forma fácil produzi-lo na propriedade, usando resíduos vegetais e animais disponíveis no local. Pois caso você o aplique fresco, ele pode queimar a cultura devido aos altos níveis de nitrogênio, além de conter microrganismos que podem fazer mal à sua saúde.

Comprar de criadores exige os cuidados com a curtição do material, para só depois estar pronto para ser usado. Se usar o esterco fresco, ele pode queimar a planta por conta da alta concentração de nitrogênio. Além disso, há o risco de estar contaminado com microrganismos nocivos.

Depois de algumas semanas exposto ao sol, o esterco já não tem mais cheiro e as moscas somem. As larvas que eclodem desse material já terão completado seu ciclo e voado para longe dali e os microorganismos que ajudam a decompor a matéria orgânica também terão voltado ao solo.

Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.

Como usar esterco fresco para adubação
Ele não explica as quantidades, mas recomenda que se coloque o esterco de cavalo para secar ao sol "até que comece a esfarelar", quando então deve ser dividido em baldes com água e deixado curtir por uns dois ou três dias até "que a água fique com uma coloração de chá".

O esterco de galinha é considerado uma importante fonte de nutrientes que age como uma espécie de corretivo do solo. Quando comparado a outros estercos, como de vaca, ele mostra-se rico em nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio.

O aproveitamento do esterco, nas chácaras e sítios é um dos principais objetivos da avicultura. Uma colônia de 100 poedeiras, incluído a criação dos pintos, pode render mais de 3 toneladas de esterco puro por ano, que depois de curtido está pronto para ser utilizado na adubação.