Quanto tempo leva para curar uma infecção no ouvido?

Perguntado por: varruda9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

vermelhidão, bolhas de ar ou líquido pus no ouvido médio. fluido drenando do ouvido médio. uma perfuração no tímpano. um tímpano protuberante ou colapsado.

A maioria das infecções do ouvido agudas desaparece sem tratamento, mas os médicos podem administrar: Antibióticos. Analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno. Para adultos, às vezes, spray descongestionante ou comprimidos.

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno.

*A duração do tratamento é tipicamente de 10 dias para crianças < 2 anos e 7 dias para crianças mais velhas, a menos que especificado de outro modo.

Se a dor de ouvido for constante e não diminuir no período de 48 horas, é necessário procurar ajuda médica. Fique atento para os sintomas como febre acima de 38ºC, tonturas, dor de cabeça ou inchaço no ouvido.

Quando o tímpano está perfurado a pessoa sente dor de ouvido, coceira no ouvido, fica com a audição diminuída e pode apresentar sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente pode ser preciso cirurgia.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

Remédio para infecção de ouvido
Azitromicina. Cataflam. Diclofenaco Colestiramina. Diclofenaco Potássico.

Tratamentos. Na otite bacteriana, o tratamento é o antibiótico, oral ou tópico, enquanto, na otite serosa, o tratamento passa por procurar ventilar melhor o ouvido médio, recorrendo a anti-inflamatórios e a uma boa higiene nasal. Quando estes tratamentos não resultam, há que recorrer então a uma cirurgia.

As causas do ouvido inflamado são majoritariamente derivadas de infecções bacterianas. Porém, também podem ser resultados de infecções fungais, irritação ou de alergias. Além disso, o dano na parte interna da orelha e constantemente ficar submerso na água também podem causar essas inflamações.

OTO-XILODASE® alivia a dor de ouvido, é uma solução antiinfecciosa e anestésica local, para instilar no ouvido, nos casos de otite.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

COMO SABER SE A DOR DE OUVIDO É PREOCUPANTE? Quando a dor dura mais do que 3 dias e está acompanhada de outros sintomas, é bom procurar um otorrinolaringologista.

Geralmente, os remédios receitados pelos médicos são antibióticos e/ou anti-inflamatórios em gotas que, por sua vez, são aplicados no ouvido afetado. Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

Agora, vamos falar sobre alguns remédios caseiros que aparecem na Internet:

  1. Compressa Morna para dor de ouvido. A aplicação de uma compressa morna no ouvido afetado pode ajudar a aliviar a dor. ...
  2. Gotas de Azeite de Oliva para dor de ouvido. ...
  3. Analgésicos Comuns para dor de ouvido. ...
  4. Hidratação.

Na lista de tratamentos caseiros para curar dor de ouvido (otalgia) —problema comum, sobretudo, entre as crianças—, um bastante utilizado é pingar uma gota de azeite aquecido no canal auditivo.