Quanto tempo leva para curar uma fratura de cotovelo?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A recuperação de fraturas no ombro e cotovelo oscila entre 45 a 60 dias, na maior parte dos casos. Esse é o tempo médio de cicatrização óssea, durante o qual o osso afetado precisa estar imobilizado.

A maioria das fraturas do olécrano é tratada com uma tala longa posterior do braço. Com frequência, os fragmentos ósseos podem ser recolocados no lugar (redução) por manipulação e, depois, mantidos no lugar com uma tala. No entanto, às vezes, é necessário fazer uma cirurgia.

Recuperação. Embora a recuperação da artroscopia seja muitas vezes mais rápida do que a recuperação da cirurgia aberta, ele ainda pode levar semanas para o cotovelo se recuperar completamente. É normal sentir dor e desconforto, pelo menos, uma semana após a cirurgia. Em alguns casos, até mais.

Dor, inchaço, hematomas e rigidez do cotovelo podem ser sinais de uma possível fratura. Um estalido ou atrito podem ser sentidos ou até ouvidos no momento do trauma. Deformidades visíveis podem significar que os ossos estão fora do lugar ou que a articulação do cotovelo está deslocada.

6 semanas

Nas fraturas, o tempo de uso pode chegar a 6 semanas, exceto nas fraturas do cotovelo em que o tempo de uso da tipoia, na maioria dos casos, deve ser o mínimo possível para evitar que ele fique duro (rigidez do cotovelo).

Alongamentos. Os alongamentos são fundamentais no tratamento da rigidez de cotovelo. Para serem eficazes, os alongamentos devem ser leves, com movimentos padrão e realizados diversas vezes ao dia. Jamais tentar movimentação forçada.

Execução: Gire seu antebraço e mão esternamente (no sentido “para fora do centro do corpo”) elevando a extremidade livre do halter até que este fique na vertical. Depois retorne à posição inicial. Este é a forma isotônica do exercício (a). Repetições: Faça 3 séries (vezes) de 10 repetições.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

O tratamento de fisioterapia geralmente começa após o período de imobilização da fratura, que pode variar de algumas semanas a vários meses, dependendo da gravidade da lesão.

A fratura da cabeça do rádio é a fratura mais frequente do cotovelo no adulto. Acomete a porção superior do rádio, que é uma das regiões envolvidas na rotação do antebraço. O mecanismo de trauma mais comum é a queda com a mão espalmada e o cotovelo estendido.

Líquido sinovial produzido pela membrana da cápsula articular preenche o espaço oco entre os ossos e lubrifica a articulação reduzindo o desgaste. Uma extensa rede de ligamentos, que rodeiam a cápsula articular, ajuda para que a articulação do cotovelo mantenha a estabilidade e resista às tensões mecânicas.

Depois de retirar a tala ou o gesso, a região que foi quebrada ainda pode apresentar inchaço. Realizar tratamento de contraste (água gelada + água quente) ou aplicar somente o gelo pode ajudar a reduzir o inchaço. Outra fase presente na recuperação é a fisioterapia.

Para fraturas com desvio maior que 2 mm, bloqueio dos movimentos do cotovelo ou com lesões ligamentares associadas é indicado o tratamento cirúrgico.