Quanto tempo leva para curar a gastrite?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Uma vez que a causa da gastrite sai de cena, seja ela qual for, a pessoa fica curada em no máximo três semanas. Esse é o prazo necessário para o estômago recuperar suas rugosidades naturais, destruídas pela agressão.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

A resposta é simples: não há cura completa, mas há como eliminar todos os sintomas. Além do tratamento medicamentoso, entender quais os fatores levando a esse desequilíbrio no sistema digestivo permite a aplicação de técnicas que podem alcançar o fim do desconforto.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

sensação de queimação ou dor na parte localizada entre o umbigo e o esterno que costumam ocorrer quando o estômago está vazio; fezes com cor escura ou presença de sangue.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

  • Adicionar Novoprazol 20mg com 28 Cápsulas. Novoprazol 20mg com 28 Cápsulas. ...
  • Adicionar Esomeprazol 40mg EMS Genérico com 28 Comprimidos. ESOMEPRAZOL 40MG CPR 28 EMS GEN. ...
  • Adicionar Omeprazol 20mg Cimed Genérico com 28 Cápsulas. ...
  • Adicionar LuftaGastroPro Sachê Líquido 12 Sachês de 10ml.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas. Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite.

"Efetivamente, o limão, na sua forma livre, apesar de ter como princípio ativo o ácido cítrico, não contribui negativamente com a gastrite.

Atenção: Pessoas com problemas de gastrite, acidez e irritação de mucosa não devem aderir ao hábito. O limão é muito ácido e vai piorar os sintomas.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Gastrite enantematosa
Neste caso, ocorre inflamação na camada mais profunda da parede estomacal. Ela pode ser causada por alcoolismo, doenças autoimunes, bactérias ou uso frequente de medicamentos.

A gastrite é uma condição física associada a fatores psicossociais, alimentares infecciosos e pelo uso de medicamentos. A doença tem cura e pode ser tratada de forma eficaz. É extremamente importante acompanhamento profissional para diagnosticar adequadamente e orientar o paciente da melhor maneira possível.