Quanto tempo leva para crescer um jacarandá mimoso?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Como já havíamos comentado anteriormente, o jacarandá cresce em torno de 1,5 metros por ano, fazendo com que o crescimento de suas mudas tenha que ser vigiado, pois entortam com muita facilidade.

Cultivo em vasos
Plante a muda como seu torrão e tenha cuidado para não enterrar demais o seu tronco. Cubra a terra com argila expandida para não compactar a terra deixar sempre as raízes úmidas.

Onde Plantar: Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. Luminosidade: Sol pleno. Solo de Plantio: Áreas úmidas. Porte da Árvore: De 10 a 15 metros, de 15 a 20 metros.

Árvore de até 15 m de altura, com casca fina e acinzentada. Folhas opostas, compostas bipinada, de 10 a 25 cm de comprimento, com folíolos pequenos, glabros e de bordo serrado.

O Jacarandá, conhecido também como jacaranda-caroba, é um género de árvores de porte médio e crescimento rápido. Entre as espécies mais conhecidas, destaca-se o Jacaranda mimosifolia. No geral, a sua estatura máxima não ultrapassa os 15 metros.

O jacarandá-mimoso possui raízes não-agressivas, ideais para o plantio em calçadas, praças e avenidas. Seu caule tem porte médio — no máximo 40 cm de diâmetro — e com galhos irregulares que formam uma copa ampla e de bom sombreamento.

Floresce entre os meses de agosto e novembro, a maturação dos frutos ocorre de maio a setembro, com a planta despida da folhagem.

As árvores centenárias brasileiras como o cedro-rosa, o jacarandá-da-baía e a araucária, por exemplo, têm madeiras bastante compactas e vivem cerca de 500 anos ou mais, podendo ser encontradas, entre outros lugares, na Mata Atlântica.

Plantando um jacarandá
Plante o pé a uma distância mínima de cinco metros de qualquer construção e não permita que ele fique na sombra de outras plantas ou árvores maiores.

Tipo de cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano após o plantio. Adapta-se a uma ampla variedade de locais, mas aprecia o clima subtropical. Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção.

O pé de Jacarandá pode ser adubado anualmente, utilizando adubo orgânico ou NPK 5-5-5, que é rico em fósforo e favorece a floração. Vale lembrar que o Jacarandá é uma árvore de folhas caducas, logo, não espere por grandes quantidades de flores durante o período de inverno.

No Brasil existem três espécies nativas: jacarandá-rosa (Dalbergia brasiliensis), jacarandá-do-cerrado (Dalbergia miscolobium) e o jacarandá-da-bahia (Dalbergia nigra).

U$ 5.000,00

O Jacarandá-da-Bahia (Dalbergia Nigra) produz uma das mais valorizadas madeiras do Brasil. Um metro cúbico da madeira vale no mercado internacional cerca de U$ 5.000,00.No passado, foi muito utilizada para fabricação de móveis de luxo.

Sim, o plantio pode ser feito em vaso normalmente, mas devido ao grande porte a muda deve ser plantada em vasos de 40 a 50 litros no mínimo. A muda de jacarandá mimoso roxo, inicia sua floração em aproximadamente 1 ano após o plantio.

Características morfológicas: Árvore de 15-25 m de altura, dotada de copa redonda. tronco tortuoso e irregular, sem ramificações até a altura de 10 metros, de 40-80 cm de diâmetro. folhas compostas por 11 a 17 folíolos de 1 a 1,5 cm de comprimento cada, dotados de leve penugem.

oito metros

O Ipê-amarelo é uma árvore de grande porte, nativo da mata atlântica, considerado árvore-símbolo do Brasil. Chega a mais de oito metros de altura e cinco metros de copa (topo da árvore).

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani. A palavra tabebuia significa “pau ou madeira que flutua”, pois uma da características de sua madeira é a alta resistência à água.