Quanto tempo leva para crescer o Ipê Amarelo?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

12 dias

A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.

O ipê, cujo nome científico é Handroanthus albus, é uma árvore de grande porte, nativa da América do Sul, que pode crescer até 20 ou 30 metros de altura.

De acordo com o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva, em alguns casos, o ipê-roxo pode florir duas vezes no ano na mesma árvore, diferentemente dos demais. “Além disso, ele é um dos que mais mantêm a florada, dura de 20 a 30 dias.

Água. A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

Paulownia tomentosa

É o kiri japonês (Paulownia tomentosa), árvore ornamental com flores roxas em forma de sino que pode crescer 6 metros em seu primeiro ano e até 30 cm em três semanas. Outro recorde mundial do kiri: ele produz de três a quatro vezes mais oxigênio durante a fotossíntese do que qualquer outra árvore.

Os ipês-rosas são os primeiros a florescer e enfeitam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Tanto um quanto outro oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador.

O ipê-rosa pode viver por muitos anos, assim como o jequitibá-branco. Ele pode ocorrer em diferentes ambientes, desde o agreste e o sertão do Nordeste até locais onde ocorrem cinco geadas por ano.

Handroanthus chrysotrichus é o ipê que fica mais "baixo", chegando a 10 m quando cultivado e até 20 m de altura na floresta. Pit explica que essa espécie é uma das mais usadas em projetos de urbanização, por seu pequeno porte e pela floração exuberante.

Ou seja, pela ordem elas são as primeiras a florir, depois as flores amarelas e por último o ipê branco, considerado mais raro, assim como o bicolor e o ipê verde.

Os ipês (Tabebuia sp) são árvores de grande porte e com raízes profundas, mas que não danificam o local, por isso está entre boas opções de árvores para plantar na calçada.

80 anos

Ipê-amarelo é casa de aves
O ipê-amarelo, que tem cerca de 80 anos, é a grande atração no terreno.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

O Ipê-Preto (Zeyheria tuberculosa) também é conhecido como bolsa-de-pastor, camaruçu, bucho-de-boi, ipê-bóia, ipê-cabeludo, ipê-cumbuca, ipê-felúdo, ipê-una, velame-do-mato e saco-de-carneiro. É chamado de ipê, mas não faz parte do gênero Tabebuia. É uma espécie de planta da família Bignoniaceae.

É uma espécie enxertada de Ipê, que foi segregado a partir do Ipê Branco, e fica com uma média de 12 metros de altura quando adulto. Em sua época de floração, produz espetaculares flores no tom de vermelho, que pode variar de acordo com a luminosidade do sol.

Excesso ou falta de água, como também, variações das temperaturas (invernos mais ou menos rigorosos) bem como a adubação, são fatores que influenciam na floração principalmente do ipê.

Condições para o cultivo
O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.

Árvore de Imperatriz

Árvore de Imperatriz: bastante indicada para paisagismo e reflorestamento, a árvore de imperatriz é uma árvore de crescimento rápido para sombra que atinge 4 metros de altura em apenas 2 anos, podendo atingir até 16 metros de altura, em sua fase adulta.

Fazer o berço de plantio.
O berço pode ficar maior, mas nunca menor, pois, o solo compactado existente no local do plantio, pode dificultar o desenvolvimento das novas árvores. Com o solo descompactado ao redor da nova muda é facilitado o acesso das raízes aos nutrientes necessários para acelerar o crescimento.