Quanto tempo leva para cozinhar beterraba na panela de pressão?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Em uma panela de pressão, coloque as beterrabas e a água suficiente para cobrir e cozinhe por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere sair a pressão.

Para cozinhar a beterraba em água fervente não tem segredo. Basta colocar água para ferver em quantidade suficiente para cobrir as beterrabas. Nessa técnica, você pode optar por cozinhar as beterrabas inteiras ou cortadas, com ou sem casca, lembrando que a casca ajuda a preservar a cor do alimento.

A beterraba pode ser consumida na forma crua ou cozida, em saladas, sucos, patês, sopas e bolos, sendo recomendado priorizar a forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando cozido em temperaturas elevadas.

Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR A PRESSÃO.

Leve ao fogo alto até ferver. Assim que o pino começar a chiar e a balançar (soltando a pressão), abaixe o fogo e deixe cozinhar. Depois que o tempo de cozimento terminar, desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. E atenção: nunca abra a panela sem retirar a pressão!

É perigoso jogar água na panela de pressão? Jogar água na panela de pressão pode ser perigoso, mas não pela possibilidade de uma explosão. Colocar a panela embaixo da água corrente pode ajudar a pressão a diminuir mais rápido, no entanto, o contato com a água fria faz com que o vapor seja expelido com mais força.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita.

Por fim, retire e espere esfriar. Dica útil: colocar uma colher de açúcar no cozimento ajuda a intensificar a cor da beterraba.

A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo. Já com a água do macarrão dá para preparar outros legumes.

Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em torno de 7%, segundo um pequeno estudo publicado no periódico "Hypertension". Cientistas acreditam que o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente.

Beterraba no feijão não pode!
A beterraba é rica diversos nutrientes, como dito anteriormente. Porém, ela também possui ácido oxálico ou oxalato, um antinutriente que dificulta a absorção de alguns nutrientes, especialmente o cálcio e o ferro.

Observando a quantidade recomendada por um profissional, que vai variar de pessoa para pessoa, a beterraba pode sim estar presente na rotina alimentar de um portador de diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Mantenha sempre o pote bem fechado e na geladeira ela vai durar até 8 semanas, isso se você não comer antes.

O açúcar obtido da beterraba-sacarina também se destaca por conter niacina (vitamina B3), que ajuda a prevenir a anemia. Além disso, esse ingrediente é fonte de vários minerais importantes (como cálcio, magnésio, iodo e cobre) e do composto betaína, que ajudam a garantir a saúde do sistema circulatório.

Você pode congelar a beterraba cozida ou apenas branquear o alimento antes de levar para a geladeira. Na primeira possibilidade, a dica é cozinhar a beterraba até secar toda a água na panela. Isso garante que o vegetal mantenha a cor bem viva e evita o descarte da água do cozimento, que costuma ter bastante nutrientes.

Dica: Use somente vinagre branco (caso opte por usar vinagre mesmo). Evite outros tipos, como balsâmico ou de maçã ou vinho tinto, pois eles podem interferir no sabor e na cor das beterrabas.

“Isso acontece porque a beterraba é uma excelente fonte de nitratos naturais, que o corpo converte em óxido nítrico, um composto que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a diminuir a pressão arterial.

Caso o suco de beterraba tenha ficado muito espesso, adicione então um pouco mais de água e pronto! Prove e adicione a quantidade de açúcar ou adoçante a gosto, ainda que também possa acrescentar algum tipo de adoçante como o mel para que tenha um sabor mais agradável.

Não se assuste se depois de comer beterraba, a sua urina ou as fezes ficarem cor-de-rosa. Significa apenas que o seu organismo não metaboliza a betanina e esta o atravessa sem ser alterada. O efeito é variável de pessoa para pessoa, nalgumas isto não acontece, noutras a cor pode ser muito visível e forte.