Quanto tempo leva para colher bucha vegetal?

Perguntado por: eparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A melhor época de plantio é no começo da estação chuvosa. A bucha-de-metro é colhida aos seis meses de vida. A colheita pode durar aproximadamente quatro meses.

Para saber se a bucha vegetal está no ponto da colheita, Elise recomenda quando ela perdeu a cor verde e está mais acinzentada. “Ela fica seca e a gente já sabe que pode colher”. Com cerca de 30 centímetros a colheita é realizada e é necessário tirar a casca.

2 meses

A esponja vegetal é uma alternativa às sintéticas, se decompõe em 2 meses e serve de adubo.

Levará em torno de um ano para os primeiros frutos estarem no ponto exato para a colheita.

Na medicina caseira o caule e as folhas da bucha são usados como infusão contra afecções hepáticas, amenorreia, clorose e anemia.

Surpreendentemente, a bucha vegetal é comestível!

O recomendado é utilizar a esponja vegetal por um período de uma semana, e depois descartar. Durante essa semana de utilização, vale sempre deixá-la exposta ao sol para secar e evitar que seja muito contaminada.

Ferver a bucha vegetal em água, pelo menos uma vez por semana é um processo importante para garantir qualidade e saúde por um bom tempo. No entanto, o ideal é trocar a sua bucha vegetal pelo menos uma vez por mês.

Um estudo de 1994 publicado no Journal of Clinical Microbiology mostrou que esse acessório de higiene tão amplamente usado – e estamos falando da bucha vegetal de cucurbitácea, não do esfregão feito de rede plástica—pode abrigar e transmitir a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que pode causar doenças em animais.

Entretanto com o tempo atua como ambiente perfeito para bactérias e fungos. Isso acontece, pois ao esfregar a pele, removemos células mortas que ficam impregnadas na bucha. Associado a isso, temos um ambiente quente e úmido do chuveiro o que favorece o cultivo de microrganismos inoportunos.

A bucha vegetal também tem efeito relaxante e pode ser usadas no corpo todo, exceto no rosto. Ao tomar banho com essa bucha é possível sentir uma sensação de limpeza incrível, principalmente usando um hidratante após o banho para deixar a pele mais macia.

A bucha vegetal é originária da fruta que nasce da Luffa cylindrica. Quando o fruto seca, transforma-se em uma estrutura fibrosa que pode ser utilizada de diferentes maneiras. Para fins de uso doméstico, ela serve para lavar louças e limpar azulejos, pias e vasos sanitários.

Seu caule é ascendente e herbáceo, com gavinhas, e suas folhas são grandes, lobadas e dentadas, recobertas por pêlos finos. A bucha é uma planta monóica (com flores masculinas e femininas no mesmo indivíduo) de flores amarelas.

Detalhes. A Luffa operculata, mais conhecida como buchinha paulista ou buchinha do norte é uma planta nativa do Brasil, sendo facilmente encontrada nos quintais dos brasileiros. Por ser altamente tóxica, ela deve ser usada com bastante cautela na medicina popular.

Legume de origem asiática tem sabor suave, entre a abobrinha e o chuchu, e pode ser consumido refogado, assado e até cru em saladas.

Esfregar o corpo com a bucha não é dermatologicamente recomendado porque essa prática força um excesso de lipídios a serem lavados junto com o sabão. Se você usa a bucha, pode reparar que, depois do banho, sua pele estará vermelha e coçando, irritada, praticamente pedindo por socorro.

Dica 2: Molhar com água morna antes do banho
Por isso, antes de começar o banho, eu sempre a molho com água morna no chuveiro, mesmo que eu não tome banho quente, para dar uma amolecida a mais.

Aposte em itens pós-banho
Os óleos e hidratantes ajudam a fragrância a durar mais tempo no corpo do que os sabonetes. Os primeiros são considerados leave-on, ou seja, ficam com o cheirinho na pele e não precisam de enxague. Já o sabonete vai embora com a água no banho e, por isso, menos aroma permanece na pele.

Você pode passar uma bucha vegetal ou um esfoliante de 3 a 4 vezes por semana para que suas axilas voltem à cor natural. Alguns desodorantes contêm uma grande quantidade de produtos químicos que irritam a pele e causam manchas.

Se quase não a usa, pode trocá-la a cada duas semanas. Mas, se a usa com muita frequência, o ideal é trocar ela toda semana.

Agora que já sabemos que lideramos o ranking de higiene pessoal, devemos esclarecer qual é o tempo necessário e recomendado de um banho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o banho tenha em média 5 minutos, para que você não gaste um número excessivo de água e não prejudique a pele.