Quanto tempo leva para cicatrizar a mama?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O processo de cicatrização interna está quase completo em cerca de dois meses. A partir desse período, a mulher consegue realizar todas as suas atividades do dia a dia sem restrições. No entanto, vale a pena destacar que esse processo só termina realmente em cerca de um ano.

Normalmente a dor diminui ao fim de alguns dias, à medida que o seu corpo se habitua à amamentação e que a sucção do seu bebé se torna mais eficiente. Consulte um profissional de saúde, um consultor em aleitamento ou um especialista em amamentação se a dor durante a amamentação não diminuir ao fim de alguns dias.

Para o tratamento das fissuras, é importante deixar o mamilo exposto ao ar e ao sol, não usar sabonetes ou substância antisséptica. Pode-se limitar o tempo da mamada oferecendo o peito mais vezes. O mamilo deve ser retirado da boca da criança com o uso do dedo mínimo e com cuidado.

Não dormir de lado por 30 dias e de bruços por 90 dias. Trocar regularmente os curativos no período de 30 a 60 dias. Evitar pegar pesos, praticar exercícios físicos ou dirigir por 30 dias. Retirar os pontos no período indicado pelo cirurgião.

O médico especialista deve indicar o uso do sutiã por pelo menos um mês. Mas, os cuidados devem continuar no segundo mês após a realização do procedimento, e optar por sutiãs sem arames e com tecidos mais confortáveis, tudo para evitar complicações.

No entanto, os médicos recomendam a suspensão da atividade sexual por pelo menos 15 dias. Depois desse período, é preciso realizar esse ato com delicadeza e sem manipular as mamas.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

Sinais de uma boa pega
o queixo está encostando na mama e se ele consegue respirar pelo nariz. a boca está bem aberta e ele abocanha a aréola (não só o mamilo) a pega da mama não dói. ele começa com sugadas curtas e depois suga de forma mais lenta e profunda.

O Memê Creme Protetor veio para minimizar esses efeitos! O creme atua na prevenção e tratamento de rachaduras e fissura nos mamilos. Sua fórmula é enriquecida com lanolina, conhecida por suas propriedades hidratantes, emolientes e de proteção, que aumenta a elasticidade e assim evita que a pele do mamilo se rache.

Nesse caso, massagens delicadas nas mamas, com movimentos circulares na área endurecida, ajudam a fluidificar o leite “empedrado”. Além disso, o uso de bolsa de gelo entre as mamadas na região afetada ajuda a reduzir a produção de leite e adequá-la para a quantidade requerida pelo bebê.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

A dor crônica no pós-operatório da mama pode ocorrer? Sim, quando um ligamento, músculo ou nervo próximo da cirurgia da mama é lesado, há queixa dolorosa, que pode ter início em horas, semanas ou meses após o procedimento cirúrgico.

No entanto, sem o sutiã pós-operatório, a prótese pesa mais na pele, forçando a área que está em processo de cicatrização e provoca dor. Quando uma paciente segue todas as indicações do médico após a cirurgia, raramente ela irá sentir dor.

Pode até ser desconfortável nos primeiros dias, mas é obrigatório dormir de barriga pra cima. Evite dormir de lado ou de bruços, por mais ou menos 45 dias.

Quanto tempo desincha a mamoplastia? No pós-operatório da mamoplastia, existem diferentes graus de inchaço. O desaparecimento completo dos edemas leva, em média, entre 6 e 12 meses após a cirurgia. Só após esse período é possível avaliar o resultado final da mamoplastia.

Não existe uma quantidade exata de dias que a paciente deve fazer repouso, pois, isso depende das características individuais, da técnica cirúrgica e da percepção do cirurgião plástico. Porém, em média, as pacientes precisam ficar entre 4 a 7 dias afastadas do trabalho e evitar esforço por, pelo menos, uma semana.

Não há contraindicação da realização de atividade sexual, desde que não ocorra um novo trauma nessa mão e também não utilize essa mão no ato sexual.

Por isso, é importante usar sutiãs e tops bem concebidos, que se adaptem bem às mudanças do seu corpo e proporcionem uma experiência confortável. Durante o dia, um sutiã de suporte para amamentação confortável, sem aros e sem costuras é a melhor opção.

Tops e sutiãs apertados
Mães que amamentam devem prestar atenção na hora de usar tops e sutiãs. É importante que nenhum deles seja muito apertado. Isto porque tops e sutiãs muito apertados podem acabar prejudicando a sua produção de leite materno.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.