Quanto tempo leva para brotar abóbora?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

A germinação costuma ocorrer entre quatro a oito dias após o plantio. Quando a muda de abóbora já estiver desenvolvida, você pode transportá-la para outro local. Ela pode ficar tanto em canteiros quanto em vasos, mas o recipiente precisa ser grande, com um tamanho entre 30 e 40 L.

Em relação ao número de frutos por planta observam-se valores superiores para a cultivar Jacarezinho (4,7 frutos/planta) e acesso A620 (4,6 frutos/planta), seguida pelos demais acessos com valores pouco inferiores, oscilando entre 3,5 frutos/planta e 3,8 frutos/planta, o que demonstra para estes dois tratamentos alta ...

O potássio é reconhecido por ser o nutriente da qualidade na produção agrícola e, no caso da cultura da abóbora, está relacionado diretamente com atributos como cor, tamanho, acidez, valor nutritivo e a resistência dos frutos.

No Brasil, o plantio de abóbora pode ser feito durante o ano todo nas regiões quentes, como o Nordeste. Já nas regiões mais frias, como o Sul, o ideal é que a planta seja cultivada entre setembro e fevereiro.

Faça covas rasas, com dois ou três centímetros de profundidade e de um a dois metros de espaço entre elas. Entre as linhas mantenha distância de quatro metros. Adube com esterco de curral bem curtido e, segundo análise do solo, acrescente suplementação necessária.

Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos. No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.

Cuidar dos pés de abóbora

  1. Quando você regar a planta, utilize uma grande quantidade de água e deixe-a mergulhar profundamente no solo. ...
  2. Tente não deixar água sobre as folhas de abóbora. ...
  3. Quando as abóboras começarem a crescer e virarem frutos, diminua a quantidade de água que você usa.

Após a germinação das sementes, a abóbora deve ser irrigada a cada três dias. Contudo, é importante não exagerar na hora de regar a planta, já que o excesso de água pode prejudicá-la. O ideal é molhar o vegetal somente até a terra ficar úmida. Para dosar melhor a quantidade, você pode usar um regador.

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

Blog da CEAGESP

  • 1° lugar: Abóbora Japonesa - Total: 1.403.793 unidades.
  • 3° lugar: Abóbora Seca - Total: 322.340 unidades.
  • 4° lugar: Abóbora Paulista - Total: 250.961 unidades.
  • 5° lugar: Abóbora D'água - Total: 3.460 unidades.

O plantio pode ser feito de duas maneiras: depositando as sementes diretamente na terra ou cultivando mudas, depositadas em copinhos ou vasos de papel ou plástico. Para o método com sementes, o correto é colocar de duas a três por cova, entre 1 cm e 3 cm de profundidade.

A adubação de cobertura pode ser feita por meio de duas doses de 30 a 45 g/cova da formulação 20-0-20, aos 20 e 40 dias após a germinação. A quantidade exata pode ser obtida pela divisão da quantidade total pelo número de covas de um hectare.

que a sua terra é bem encharcada e suas abóboras estão caindo tá pode ser uma deficiência de adubo e também pode ser também muita água tá gente que.

Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.

Preparo do solo para plantar abóbora
Realizando o plantio sobre a terra, plante apenas duas ou três sementes em cada buraco, pois a maior parte germinará e caso coloque muitas sementes e consiga salvar todas, não terão espaço e nem força suficiente para se desenvolverem e dar fruto.

– Não deixe as abóboras em contato com luz solar direta e evitar mudanças extremas de temperatura. – Não refrigerar a menos que estejam cortadas em pedaços. Se este for o caso, enrole-as individualmente em filme plástico e leve à geladeira por até 5 dias.

Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.

Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

O oídio é uma das principais doenças das cucurbitáceas e ocorre em praticamente todas as regiões onde essas plantas são cultivadas. Entretanto, as epidemias da doença são mais intensas em condições de altas temperaturas e baixa umidade no campo, ou sob cultivo protegido.

Abóbora tipo Butternut, a mais vendida no mundo, apresenta pescoço e bojo, onde estão alojadas as sementes. Leve, adocicada, com textura macia e intensa. Alto aproveitamento de polpa, fácil de descascar e também pode ser consumida com a casca.