Quanto tempo leva para atualizar os dados no CNIS?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

O INSS encaminha as alterações cadastrais ao BB, por meio de arquivos eletrônicos, razão pela qual a respectiva atualização no sistema do Banco pode demorar de 30 a 60 dias.

É possível consultar o CNIS pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

Principalmente se você já tem muitos anos trabalhados e com contribuições efetivadas. Então, caso faltem informações ou contribuições, será necessário atualizar seus dados no CNIS.

Isso acorre quando algum dado do banco de dados do INSS está diferente daquele informado pelo usuário. Mas, o que fazer para solucionar o problema? Se você não possui advogado, o mais indicado é entrar em contato com a Central 135 para realizar a sua identificação e regularização.

É necessário buscar os canais de atendimento da Receita Federal. Se houver dados divergentes no CPF, tais como nome civil, nome da mãe ou data de nascimento no cadastro é possível alterar os dados pelo site da Receita Federal. Para inclusão/alteração de nome social na Receita Federal, o serviço tem que ser presencial.

Como faço para corrigir um erro? O segurado precisa ligar para o 135 e solicitar a correção. Depois, será aberta pelo servidor previdenciário uma tarefa para que o trabalhador corrija a informação pelo Meu INSS.

No atendimento, é possível pedir que o INSS faça o reconhecimento do período de trabalho e das contribuições. Caso o órgão se recuse, você pode entrar com uma ação de averbação de vínculos. Se estiver com dúvidas, procure um advogado previdenciário para te ajudar.

90 dias

Na maioria dos benefícios previdenciários, o INSS tem no máximo de 90 dias para fazer o reconhecimento inicial do direito do segurado. Veja que se utilizei o termo “na maioria dos benefícios previdenciários”, é porque existem exceções.

O INSS não atualizando seu portal e aplicativo vem afetando as pessoas que estão aguardando análise de carência e qualidade de segurado para todos os benefícios. Segundo o jornal carioca, o INSS demora (a fazer a checagem), por falta de servidor, o que também retarda a atualização.

O CNIS é o documento que reúne as informações mais importantes sobre seu histórico trabalhista e previdenciário junto ao INSS. Também é a partir do CNIS que você, segurado, pode ter acesso ao melhor benefício e aposentadoria, desde que ele esteja correto.

Outro erro comum no CNIS é a existência de vínculo sem data de término (Data Fim), principalmente em vínculos decorrentes de relação de emprego. Por algum motivo, o empregador não registra a data de término no CNIS e isso acaba prejudicando o contribuinte. Novamente, o contribuinte deve providenciar a correção do CNIS.