Quanto tempo leva para atravessar o Oceano Atlântico de avião?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema. O que pode assustar muitos passageiros é que, em viagens do Brasil para a Europa, os aviões passam muito mais tempo sobre o oceano Atlântico.

20 horas

Tempo máximo de voo de uma aeronave comercial
Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

Já para os voos internacionais, que cruzam oceanos e continentes, o motor é imenso e muito mais potente para aguentar as grandes altitudes e o peso da aeronave, que é bem maior. Eles são tão grandes que chegam a ter o mesmo diâmetro de um avião de pequeno porte.

Razões para aviões não voarem sobre o Pacífico
Alguns aviões conseguem voar entre 3 e 6 horas com uma das turbinas quebradas, mas, dependendo de onde o problema ocorra, a distância a ser percorrida em um voo sobre o Oceano Pacífico pode ser maior e, com isso, não haver lugar disponível para o pouso de emergência.

O principal motivo para aviões não transportarem passageiros sobre o Oceano Pacífico envolve o fator segurança. Vale lembrar que as distâncias entre as ilhas desse oceano são enormes.

Neste vídeo, o apresentador Lucki vai nos mostrar, com informações geográficas bem detalhadas, os motivos pelos quais as companhias aéreas evitam ao máximo cruzar o Oceano Pacífico, que é o maior e mais profundo oceano do mundo.

Desde 2010, os dois países não contam com um voo de conexão direta, já que a Japan Airlines (JAL) passou por uma séria crise e cortou a rota para São Paulo (o voo tinha apenas uma conexão nos EUA na qual os passageiros desembarcavam, passavam pela imigração e retornavam à aeronave).

O local mais profundo do Atlântico fica na Fossa de Porto Rico, um local denominado Depressão Brownson, a 8.378 m. A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.

A média salarial de Piloto Comercial é de R$ 91.067 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Piloto Comercial em Brasil é de R$ 80.000, variando entre R$ 80.000 e R$ 80.000.

Enquanto um avião hoje em dia tem uma velocidade de cruzeiro em torno de 850 km/h, como alguns Boeing 737, o DC-8, por exemplo, que teve sua produção iniciada no fim da década de 1950, chegava a quase 950 km/h.

No entanto, as chances de uma pessoa sofrer um acidente aéreo é de apenas 1 em 8 milhões — menores do que as de ser atacado por um tubarão! Para fins de comparação: as chances de acidentes de carro são de cerca de 1 em 18 mil; de bicicleta, 1 em 341 mil; e de barco, 1 em 402 mil.

Uma reta não é a menor distância entre dois pontos?”, você pode perguntar… Pois é, muita gente fica confusa quando descobre que as rotas dos aviões são em curvas. Veja agora o porquê. A explicação mais simples para este fato é bem básica: porque a Terra é redonda (desculpa aí, terraplanistas).

Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto.

Além de influenciar no conforto, a altitude ajuda os aviões a economizarem combustível. Com o ar mais rarefeito, precisam de menos combustível para realizar a queima dentro do motor. Como existem menos moléculas de ar na altitude, também são necessárias menos moléculas de combustível.

Se a força que impulsiona o avião para frente for maior em módulo do que a força de arrasto, então o avião sofre uma aceleração na direção do movimento e não voa com velocidade constante.

Porque não podem os aviões sobrevoar a Antárctida? A Antárctida não tem rotas de voo devido a condições meteorológicas e nenhuma infra-estrutura para ajudar a aterrar em qualquer parte do continente . Embora os aviões modernos tenham melhorado a questão da distância, isso não resolveu o voo sobre o Polo Sul.

como o avião faz curva. o avião faz curva através do movimento de 2 superfícies. o aileron que são aquelas linhazinhas. ficam lá na ponta da asa grande. que mexe pra cima e pra baixo. eles mexem de maneira desproporcional.

O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

O Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. O Pacífico é o oceano que tem mais ilhas.

Por conta disso, as opções de alimentação podem ser limitadas. Como os assentos no fundo do avião estão localizados depois das turbinas, essa parte da aeronave costuma ser ruidosa e também balança mais do que no meio ou na frente.