Quanto tempo leva para aprender a cantar bem?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Se você é iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emissão de sua voz. Durante este período, você vai aprender a controlar a respiração para cantar (além de adquirir uma série de bons hábitos vocais) e então provavelmente cantará com menos esforço.

Sim, todo mundo pode aprender a cantar! Não existe essa de voz feia, voz bonita, talento nato, timidez demasiada, ou de ter que ser filho de cantor. A principal razão que transforma qualquer pessoa em um cantor ou cantora é a vontade genuína de aprender a cantar aliada ao tempo de estudo.

É possível aprender a cantar sozinho
No entanto, não basta apenas aplicar as técnicas de respiração, conhecer sua voz e ter uma boa pronúncia das sílabas. Todo cantor precisa cuidar do seu aparelho vocal, pois este é o instrumento de sua arte.

Quanto mais você praticar, melhor será a sua voz. Por isso, procure cantar pelo 30 minutos por dia, mas sem esquecer de aquecer e desaquecer a voz. Também evite cantar em excesso para não forçar as suas cordas vocais e provocar nós ou fendas.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Se você é iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emissão de sua voz. Durante este período, você vai aprender a controlar a respiração para cantar (além de adquirir uma série de bons hábitos vocais) e então provavelmente cantará com menos esforço.

Embora algumas pessoas nasçam com um dom natural para cantar e não precisem de muito treino, a grande maioria precisa treinar para obter uma voz de canto bonita. Por isso, da mesma forma que se treinam os músculos do corpo na academia, quem precisa cantar, ou tem esse desejo, também deve treinar a voz.

Dicas práticas para aprender a cantar

  1. Ouça mais e com uma atenção maior. Sempre que você estiver ouvindo alguma música treine seu ouvido para conseguir diferenciar e emitir cada uma das notas musicais. ...
  2. Saiba usar a respiração. ...
  3. Identifique o seu timbre. ...
  4. Saiba manter o ritmo. ...
  5. Faça aquecimentos constantemente.

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”! Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.

Observe se sua voz consegue corresponder bem ao tom da faixa de fundo. Depois de ouvir pela primeira vez, toque a gravação novamente e preste atenção no seu controle vocal. Ouça para ver se você ficou na nota certa, o que significa que sua voz deve corresponder ao tom da música de fundo.

Por que deve-se evitar chocolate, refrigerante, café e bebidas alcoólicas antes de cantar? Assim como o leite e os seus derivados, o chocolate também pode prejudicar a vibração das pregas vocais, por deixar o muco do trato vocal mais espesso.

Tire sonecas vocais.
Uma voz cansada é mais propensa a lesões, reserve um tempo para descansar. Isso significa não falar, não cantar e definitivamente não sussurrar, o que é terrível para as cordas vocais. Uma voz cansada precisa de tempo para se regenerar, então, quanto mais você descansa, melhor.

Por que acontece a rouquidão? Porque houve um mal-uso da sua voz. O seu aparelho fonador atuou de uma forma não saudável durante um tempo determinado. O abuso cria irritação e inflamação nas pregas vocais e, portanto, rouquidão.

Exercícios De Dicção

  • Aqueça A Língua. Com este exercício, você vai aquecer os músculos do rosto e da língua, o que ajuda bastante na dicção. ...
  • Ponha Uma Rolha Na Boca. Este exercício é excelente para algumas pessoas que têm problemas com encontros consonantais, como em Petrobrás ou problema. ...
  • Estale A Língua. ...
  • Vibre Os Lábios.

9 anos de idade

As crianças geralmente estão prontas para este tipo de instrução entre os 7 e 9 anos de idade. A voz humana continua a amadurecer ao longo da vida, portanto, os alunos de qualquer idade podem se beneficiar com as aulas de canto. GERALMENTE, AS CRIANÇAS ESTÃO PRONTAS PARA COMEÇAR A CANTAR ENTRE OS 7 E 9 ANOS DE IDADE.

A aula de canto traz muitos benefícios, ajudando na capacidade de respiração e concentração das crianças, além do desenvolvimento social, cognitivo, entre outros. Além disso, o canto ajuda no desenvolvimento das técnicas de coordenação e trabalha a parte mental trazendo mais equilíbrio e raciocínio lógico.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  1. Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  2. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  3. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Segundo Sean Hutchins, pesquisador canadense do Conservatório de Música de Toronto, a capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática. O elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins, diz ele, não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar a voz corretamente.

Tente inspirar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo.
Inspirar somente pelo nariz não fornecerá todo o ar de que você precisa para cantar, enquanto respirar exclusivamente pela boca ressecará as cordas vocais, afetando a qualidade do som. Sinta o ar entrando tanto pela boca quanto pelo nariz enquanto estiver cantando.

Se os seguir, à exceção de casos muitos especiais, poderá ter o seu canário cantando em um breve espaço de tempo e desfrutando da sua maravilhosa melodia.
...

  1. Proporcione-lhe uma boa alimentação. ...
  2. Ter uma gaiola confortável. ...
  3. Evite o barulho. ...
  4. Coloque música de outros canários. ...
  5. Cante com ele.

Para saber, você vai precisar fazer o teste com um instrumento musical, de preferência o teclado ou piano. A determinação da sua extensão vocal tem um nome, a classificação vocal da região de notas que você consegue emitir vai dizer se você é barítono, tenor, contralto, soprano, grave entre outras.