Quanto tempo leva para amadurecer uma jaca?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

200 dias

O fruto amadurece entre 180 e 200 dias após a florada, ou de 3 a 8 meses, dependendo do tipo e do local.

Não precisa meter o pé na jaca. Basta pressionar e observar sua aparência. A casca, normalmente grossa, rompe-se com mais facilidade quando a fruta está bem madura.

Se o objetivo for colher a jaca ainda verde, corte-a quando ainda estiver durinha e com coloração esverdeada. E não se assuste se, ao ser cortado, o fruto liberar um pouco de látex: isso é normal e, para evitar que a substância grude nas mãos, basta untá-las com um pouco de óleo.

A jaca madura pode ser consumida ao natural ou desidratada, ou ainda usada em preparações como sucos, sorvetes, geleias e doces. Já a jaca verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Além disso, os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos ou assados.

Comer banana e depois jaca: dá prisão de ventre
Então lembre-se: JAMAIS misture esses alimentos!

Principais benefícios
Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial; Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras. A concentração desse nutriente é acima da média da maioria das frutas.

Benefícios da jaca para seu organismo
Combate a pressão alta: por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

Por ser rica em nutrientes, a jaca tem vindo a ganhar popularidade e a sua árvore produz até 100 frutos por ano, que variam entre 3 e uns incríveis 37 quilos!

A jaqueira pode viver por mais de 100 anos, por isso precisa ser plantada em um espaço amplo, onde receba água, calor e os cuidados necessários para que a muda desabroche e se torne uma árvore produtora de frutos.

E então, será que faz mal comer jaca à noite? Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim. Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo.

A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa. A farinha da semente de jaca possui alto teor de proteína (12%).

Se você é um paciente diabético, consumir jaca com moderação é bom. Ainda assim, como é rico em carboidratos, o que aumentará o açúcar no sangue, é vital escolher um tamanho de porção adequado.

Características gerais da jaca
O fruto da jaca é múltiplo, ou seja, é composto, uma infrutescência, do tipo sincarpo, formado por um conjunto de bagas, que se desenvolvem ao redor de um receptáculo. O fruto amadurece entre 180 e 200 dias após a florada, ou de 3 a 8 meses, dependendo do tipo e do local.

Você pode embrulhá-las em papel ou sacos plásticos perfurados, se possível junto com um pedaço de fruta já madura, para concentrar o gás do amadurecimento, o etileno. Não deixe as frutas em embalagens fechadas, pois isso irá sufocá-las e prejudicar o amadurecimento adequado.

“Dá pra congelar a jaca, sim. É só tirar os gomos, extrair as sementes (que podem ser cozidas e também congeladas) e espalhar sobre uma assadeira. Congela até os gomos ficarem bem duros, embala e conserva por meses.

Suas folhas têm ação antifúngica e antibacteriana
As folhas da jaca também são benéficas para a saúde. Isso porque possuem ação antifúngica e antibacteriana, e você pode consumi-las por meio de um chá, por exemplo.

E o leite da jaca é empregado nos casos de irritação dos olhos em geral. Seu período de safra é de janeiro a junho. A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais.

Ajuda a evitar doenças crônicas, pois possui ação antioxidante que desacelera o envelhecimento das células e combate os radicais livres.

A jaca é um fruto rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Desse modo, seu consumo é muito benéfico para a saúde.

As flavanonas, com suas propriedades anti-inflamatórias, ajudam a reduzir os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar no sangue. Carotenóides que ajudam a combater a inflamação e reduzem o risco de certos problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas e diabetes.