Quanto tempo leva para a tilápia crescer?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

4 meses

O objetivo aqui é utilizar o espaço para o crescimento das tilápias até que elas alcancem o peso de abate. Esse período dura, em média, 4 meses.

Em seis meses de cultivo, pode-se alcançar 700 a 800g de peso, partindo de alevino 1 (aproximadamente 0,8g de peso);

por cada mil litros você pode atingir. no máximo 70 tilápia adultas que você vai chegar ali naquela tabela casa de 40 50 quilos por metro cúbico tá bom o pessoal beleza.

é. 12 mil e 500 litros entendendo vocês então tanque de 12.500 litros é o que eu vou precisar para criar mil alevinos aí então eu vou dar a resposta aqui.

Entre a Fase de Recria e Engorda, que pode durar de 4 a 8 meses, dependendo da partida do tamanho do alevino ou juvenil e o clima, ) as tilápias são abatidas com o peso entre 700g a 1kg, obtendo-se um ganho médio diário de peso de 4 a 5g.

Os alevinos de tilápia devem ser alimentados de seis a nove vezes ao dia, a uma taxa de alimentação de 15% do peso vivo dos alevinos, até atingirem 15 mm, com redução gradual para 10% da biomassa até o final do tratamento.

A quantidade de ração a ser fornecida diariamente varia em função da temperatura, do tamanho do peixe, da qualidade da água e da experiência do piscicultor. De acordo com vários estudos já realizados, de maneira geral utiliza-se uma taxa de arraçoamento de 3 a 5 % do peso vivo para alevinos (até 50 g) (tabela 2).

A criação conjunta de tilápia, surubim e pacu tem como principal vantagem o aproveitamento quase que total dos alimentos fornecidos aos peixes, evitando, dessa forma, o acúmulo de sobras, o que permite manter a taxa de oxigênio da água em níveis mais elevados.

“Se a temperatura da água estiver entre 23°C e 28°C, uma mesma matriz é capaz de reproduzir até oito vezes durante um ano, sendo que o ciclo de reprodução dura em média de 21 a 24 dias”, afirma Manoel Braz, professor do Curso CPT Produção de Alevinos.

tilápia

A tilápia é o peixe mais produzido em razão do custo-benefício. Ela atinge peso de consumo (de 230 gramas a 450 gramas) em seis meses, desde que o clima seja favorável e a comida seja de qualidade. A manutenção do tanque pode ser pequena, e o peixe tem a fama de comer “qualquer coisa”.

piau

O piau é uma espécie de crescimento rápido, sobretudo nos primeiros 12 a 18 meses de vida. Pode ser criada para várias finalidades, como a produção de carne, a pesca esportiva e a ornamentação.

O custo de produção por quilo ficou em R$ 3, 93, que é um valor adequado e dentro do que a gente vem verificando em outras regiões”, destaca Pedroza.

Listamos aqui sete espécies mais indicadas para criação em tanques:

  • Tambaqui. É uma espécie de origem amazônica e possui algumas características que favorecem sua criação em tanques e viveiros escavados. ...
  • Dourado. ...
  • Tilápias. ...
  • Carpa. ...
  • Pacu. ...
  • Pintado. ...
  • Piau e piapara.

Mais precisamente a tilápia Gift – Oreochromis niloticus. Em cada tanque de criação, recomenda-se colocar 90 alevinos, o que produz uma densidade média de 180 peixes/m³ de água. O valor gasto considerando o período de um ano e com dois ciclos produtivos de 6 meses é de R$1800.

Uma boa medida recomendada é de 40 por 50 metros, com 1,60 metro de profundidade. O formato retangular é o mais indicado para a criação de várias espécies de peixes, pois facilita a renovação da água.

Para a criação de tilápias em viveiros de terra no sistema semi- intensivo, com baixa renovação de água, adubações e o uso de rações balanceadas, são recomendados de dois a três alevinos por metro quadrado de lâmina de água.

Voltando para o nosso exemplo de 1.000 peixes, se o peso médio de 220g, a quantidade diária de ração vai ser de 6,4 kg (4% da biomassa de 220 kg).

Em um tanque-rede com dimensões de 2 x 2 x 1,2 m (volume útil = 4 m3), ou seja, com volume útil de 4 m3, poderão ser mantidas, em média, 1.500 tilápias.

O lucro pode chegar a 60%, em um período de sete meses, com os peixes desenvolvidos e o investimento quitado. Outra vantagem diz respeito a comodidade, já que há a oportunidade de criar peixes no quintal de casa e ainda lucrar.

A Tilápia é um peixe omnívoro, herbívoro ou fitoplanctófago. Alimenta-se de insetos, microcrustáceos, sementes, frutos, raízes, algas, plâncton e pequenos peixes.