Quanto tempo leva para a gengiva cicatrizar?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

Geralmente, estas lesões desaparecem em cerca de 7 a 10 dias, quando sua causa é resolvida, entretanto, em situações mais complicadas podem necessitar de tratamento com medicamentos como antibióticos, corticóides ou imunossupressores, a depender de cada caso.

Normalmente, durante o período de cicatrização as gengivas podem inchar, além de ficarem avermelhadas. Durante o repouso, o paciente deve tomar alguns cuidados como priorizar a ingestão de alimentos mornos ou frios, evitar fazer esforços físicos e higienizar a região com cuidado.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Durante a cicatrização de uma cirurgia oral como na de enxertos ósseos e implante dentário, pode haver a formação de uma camada branca na gengiva que não é pús. Trata-se da casquinha de proteção da ferida que na boca é branca e sobretudo não deve ser removida!

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Fase inflamatória
A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias.

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia fez um estudo para entender esse fenômeno. A informação é do The Guardian. A conclusão que o grupo chegou é que algumas proteínas presentes no tecido bucal fazem com que o processo seja mais rápido.

Sabe aquela ferida na boca que não cicatriza de jeito nenhum? É melhor tomar cuidado. Pode ser que este machucado incurável seja mais perigoso que uma simples gengivite e indique uma doença mais grave. Isso porque muitas doenças sistêmicas, que envolvem vários órgãos, podem dar seus primeiros sinais na boca.

Quais sinais de que a cicatrização não está boa? Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze. Além disso, como frisa a Dra.

As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

É necessário ficar atento ainda quando se tem uma cicatriz dolorida, dura ou que esteja coçando bastante, ou até mesmo com elevação ou vermelhidão.

Inchaço: O inchaço pode ter ligação direta com a existência de pus ou não, e está relacionado a todo processo de infecção do local. Esse inchaço pode ser apenas em volta do local do dentre extraído, se estender pela gengiva e em casos mais intensos, acometer à bochecha ou toda a face.

De maneira geral recomenda-se repouso no dia do procedimento e no dia seguinte. Porém, se o paciente trabalha fazendo esforço físico, ou no sol, o tempo de recuperação necessária geralmente é maior. Cinco dias é o tempo apropriado para voltar a realizar todas as atividades, inclusive as físicas.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.