Quanto tempo leva para a fecundação ocorrer?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.

Pode ocorrer fecundação no mesmo dia da relação? Sim! Sabe-se que o espermatozoide pode chegar às trompas cerca de 90 segundos após a ejaculação. Nesse sentido, se a mulher tiver ovulado naquele dia, a fecundação, ou seja, o encontro dos gametas ocorre imediatamente.

Embora você possa estar ansiosa para fazer um teste de gravidez o mais rápido possível, é melhor esperar uma semana de atraso menstrual para obter um resultado mais preciso. Se estiver com pressa, realize-o pelo menos uma a duas semanas após o sexo.

Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual. A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.

Tempo de vida dos espermatozoides
Os espermatozoides sobrevivem, em condições normais, de 3 a 5 dias no sistema reprodutor feminino. Assim, se um casal tiver relações sexuais 5 dias antes da ovulação, uma gravidez pode acontecer normalmente, dando a impressão de que a mulher ficou grávida fora do período fértil.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Nesses casos, sugerimos a realização do teste somente 14 dias depois de relação sexual desprotegida. A quantidade de hCG na urina é menor que no sangue, portanto, o risco de falso negativo é maior nessa forma.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

Um dos questionamentos mais comuns é se há a possibilidade de ocorrerem sintomas antes do atraso da menstruação – já que esse é o sinal mais característico em uma gestação. O fato é que, sim, é possível sentir, por exemplo, dores e maior sensibilidade nas mamas, náuseas, enjoos, sonolência, entre outros.

É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual. Além desses métodos, a ultrassonografia obstétrica de I trimestre também pode auxiliar no diagnóstico da gravidez.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

É necessário esperar o tempo adequado ao seu ciclo para começar a testar, ou seja, saber quando ovulou para realizar o teste de gravidez2, seja de farmácia ou de sangue. Normalmente, um teste pode começar a positivar com 13, 15 dpo (dia pós ovulação) e, mesmo assim, de forma bem fraquinha.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Tontura e sono excessivo. ...
  2. Mudanças repentinas de humor. ...
  3. Aumento da frequência urinária. ...
  4. Atraso menstrual.