Quanto tempo leva para a DST se manifestar no corpo?

Perguntado por: tmonteiro . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

primária: ocorre entre 10 e 90 dias após a infecção e consiste no aparecimento de uma ferida no pênis, no ânus e/ou na boca; secundária: aparece após 6 semanas a 6 meses da cicatrização da ferida anterior. Nessa etapa, há o aparecimento de manchas pelo corpo, e. terciária: surge entre 1 e 40 anos após a infecção.

Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.

Cerca de 90% das mulheres e 74% dos homens que têm a doença não sentem nada, nenhum sintoma, logo, não sabem que estão infectados. Sem saberem, a chance de transmissão do vírus para os parceiros com sexo sem proteção é muito maior.

Alguns desses sintomas podem ser dor na região genital, ardência ao urinar, feridas que surgem nos genitais e no ânus, verrugas localizadas, bolhas, coceira na região e eliminação de secreções diversas por meio dos genitais.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) são transmitidas através da atividade sexual e sim, possuem cura. Apenas a AIDS não tem cura. A Herpes genital e o HPV não possuem cura através de medicamentos, mas podem ser curadas pelo próprio organismo da pessoa infectada.

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Conversamos com o urologista João Correia dos Santos da equipe QualiMédicos para listar as Infecções Sexualmente Transmissíveis mais comuns nos homens e os sintomas de cada uma delas.

  • Sífilis. Normalmente o primeiro sinal da sífilis é uma ferida pequena e indolor. ...
  • Gonorreia. ...
  • Herpes. ...
  • HPV. ...
  • HIV.

Uma necessidade de urinar com mais frequência; Dor durante a ejaculação; Corrimento anormal do pênis, corrimento particularmente amarelado ou com mau cheiro; Inchaços, bolhas ou feridas no pênis ou órgãos genitais.

De acordo com o médico infectologista e epidemiologista Dr. Bruno Scarpellini, a resposta é sim, mas diversos fatores devem ser considerados.

Quais são as principais doenças sexualmente transmissíveis e como se prevenir?

  1. AIDS. ...
  2. Cancro mole. ...
  3. Candidíase. ...
  4. Gonorreia e clamídia. ...
  5. HPV. ...
  6. Sífilis.

Teste de DSTs - R$178,00 - Labi Exames.

Herpes genital
Doença de transmissão sexual que afeta a zona genital e que é causada pelo vírus Herpes simplex.

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias.

DSTs. As doenças sexualmente transmissíveis são extremamente preocupantes e também podem ser detectadas por meio do exame de sangue. As mais comuns a serem avaliadas são HIV, sífilis e hepatite A, B e C.

Outra possibilidade é a de carga viral indetectável, ou seja, a quantidade de vírus dentro do corpo é muito baixa, não sendo apontada em exames e testes. Isso é um sinal positivo, pois indica que, mesmo vivendo com HIV, o paciente está mais seguro contra seus sintomas.

A candidíase pode ser confundida muitas vezes com alguma DST (doença sexualmente transmissível) - e isso é mais comum do que você imagina!

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
Ocorre quando a gonorreia e a infecção por clamídia atingem os órgãos reprodutivos da mulher (útero, trompas e ovários) e provoca inflamações. Sintomas: Desconforto ou dor abdominal no baixo ventre (“pé da barriga”), dor durante a relação sexual, fadiga, vômitos e febre.