Quanto tempo leva morte por chumbinho?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nos primeiros 30 minutos, se não houver tratamento, ele pode evoluir para óbito”, esclarece a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto. Até 2012, a substância mais encontrada nos vidros de chumbinho em Pernambuco era o agrotóxico aldicarbe, porém o produto foi banido do mercado.

Alguns venenos causam sintomas numa questão de segundos, ao passo que outros somente o fazem várias horas, dias ou mesmo anos depois. Alguns venenos originam poucos sintomas óbvios até já terem causado danos nos órgãos vitais, como nos rins ou no fígado, por vezes permanentemente.

Os sintomas de envenenamento com chumbinho demoram cerca de 1 hora para se manifestar e nos casos mais graves também podem surgir paralisia de parte do corpo ou completa impossibilidade de se mover, convulsões ou coma.

Os registros mostram que, em algumas lojas, os comerciantes conhecem os riscos de vender o produto ilegal, que pode culminar até com o fechamento da loja. Mas com um pouco de insistência, é possível comprar a substância proibida com facilidade, ao custo de R$ 20.

Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

É só na LojaDaCarabina, sua maior loja de Tiro de Esportivo! Nesta sessão você vai encontrar chumbinho para armas nos calibres 4.5, 5.5 e 6.0mm de diversas formas, gramaturas e finalidade.

ENVENENAMENTO POR INGESTÃO Quando uma pessoa ingere substâncias tóxicas os sintomas são: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, salivação, muito suor e extremidades frias.

Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos. Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado.

Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência.

Se o cachorro ou gato ingerir Chumbinho, a primeira coisa a ser feita é uma lavagem estomacal, usando sulfato de atropina para tentar inibir os sinais provocados pelo aldicarb. Também é recomendado uma soroterapia para tentar eliminar o veneno rapidamente.

O chumbinho é feito de agrotóxicos de uso exclusivo da lavoura que são desviados do campo para as cidades e comercializados ilegalmente como raticida.

O Mão Branca, cuja substância ativa é o monofluoracetato de sódio, tem a venda proibida no país. Portaria de 8 de agosto de 1997, da extinta Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu o uso do produto químico, de alta letalidade, em raticidas. O Mão Branca não tem gosto nem cheiro.

aldicarbe

Esse produto contém em sua composição o princípio ativo aldicarbe e pertence ao grupo químico carbamato classificado pela ANVISA como (classe I) extremamente tóxicos, sendo que não possui antídoto caso seja ingerido acidentalmente.

O aldicarbe, inseticida carbamato utilizado na agricultura para o combate de insetos e nematóides, devido a sua formulação granulada característica, é popularmente co- nhecido como “chumbinho”.

O aldicarb (Temik®), um agente anticolinesterásico carbamato vulgarmente conhecido como “chumbinho”, é considerado um dos praguicidas mais tóxicos disponíveis comercialmente.

Em caso de venda ilegal de chumbinho, faça a sua parte: denuncie aos órgãos de defesa do consumidor (151 - PROCON) e vigilância sanitária do município telefone 156.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

Os efeitos podem surgir de imediato ou no decorrer de alguns dias, no máximo duas semanas, dependendo do princípio ativo. A depender da quantidade de produto absorvida, a intoxicação pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave.