Quanto tempo leva a técnica de Hoffman?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Completar o volume do cálice com água deionizada. Deixar essa solução em repouso durante 24 horas.

Esse método é o mais utilizado nos laboratórios de análises clínicas devido a sua boa sensibilidade, baixo custo e fácil execução, além de exigir aparato técnico relativamente simples1.

Método de Hoffman, Pons e Janer ou de Lutz
É utilizado para a pesquisa de cistos, oocistos, ovos e larvas. Fundamenta-se na sedimentação espontânea em água, sendo indicado para recuperação de ovos considerados pesados como os de Taenia spp, S. mansoni e ovos inférteis de A. lumbricoides.

Materiais e Equipamentos utilizados · Palito de Madeira · Frasco de Borrel ou copo plástico descartável · Água destilada ou filtrada · Filtro de papel ou gaze · Cálice cônico ~ 250ml · Pipeta Pasteur · Lâmina e Lamínula · Lugol · Microscópio Fundamento do método .

1- Colocar duas a três gotas de salina a 0,85% em uma lâmina de vidro. 2- Tocar com a ponta de um palito em vários pontos das fezes, transferindo uma pequena porção para a lâmina de microscopia. 3- Espalhar as fezes, fazendo um esfregaço e examinar ao microscópio.

Exame de fezes parasitológico
Para realizar o exame, não é aconselhável o uso de laxantes ou supositórios antes da coleta e o recipiente deve ser mantido na geladeira por até três dias em uma coleta convencional. Nas coletas realizadas pelo LabVW não é necessário guardar na geladeira.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Finalidade: Solução de Lugol utilizada para realização de exame parasitológico de fezes pelo método de Método de Hoffman e col.

Qual exame solicitar para confirmar se um paciente está com Schistosoma Mansoni? O exame que deve ser solicitado para confirmar se o paciente está com Esquistossomose, é o parasitológico de fezes pelo método Kato-Katz. O achado de ovos nas fezes permanece sendo o teste padrão ouro para o diagnóstico da Esquistossomose.

A eliminação de Hofmann permite a conversão de aminas em alcenos. É uma reação regiosseletiva que segue a regra de Hofmann, formando o alceno menos substituído.

A sedimentação espontânea é o método parasitológico mais utilizado nos serviços de saúde devido ao seu amplo espectro, melhor observação dos parasitos ou dos seus ovos/larvas, facilitando a identificação das espécies, baixo custo e facilidade para execução. Pode, assim, fornecer um diagnóstico satisfatório e preciso.

Tempo para levar até o laboratório: Em até 2h: COPROCULTURA e PESQUISA DE LEUCÓCITOS FECAIS. Em até 12h: EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES e PESQUISA DE SANGUE OCULTO (manter em geladeira até envio).

Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada durante o dia deve ser logo enviada ao laboratório.

É recomendável o exame de fezes em três amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo.

COMO É FEITO O EXAME DE FEZES
O paciente deve evacuar em um local limpo e que não tenha contato com água ou urina. Não use o vaso sanitário, e sim um recipiente ou superfície (como um bidê ou o próprio chão) forrada com folhas de papel ou plástico.