Quanto tempo Jacó teve que trabalhar por Raquel?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

sete anos

Então Jacó trabalhou sete anos por Raquel, mas lhe pareceram poucos dias, pelo tanto que a amava.

Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Sete anos

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

Olá Paulo Apóstolo de São Paulo! Para a resposta da pergunta encontramos duas linhas de interpretação, os que falam que Jacó esperou 14 anos e outro grupo que argumenta que foi sete anos de espera e que depois dos 7 dias de festas núpcias, Jacó recebeu Raquel como esposa e que mesmo assim trabalhou outros 7 anos.

sete anos

Assim, por amor a Raquel, Jacó trabalhou durante sete anos. E esses anos lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Então ele disse a Labão: — Dê-me a minha mulher, pois já venceu o prazo, para que eu me case com ela. Assim, Labão reuniu todos os homens do lugar e deu um banquete.

Jacó era o filho favorito de Rebeca
Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.

Isaque orou ao Senhor Deus, ao Deus de seu pai, pela sua amada Rebeca. Orou e orou, por 20 longos anos, até que sua esposa concebeu. Ele viu o Deus que provê, agir.

Tempo de Refletir. Gênesis 29:21 “Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela”. Após sete anos de trabalho árduo, o grande dia finalmente chegou.

Igualmente, o modo como Labão fez Jacó servir por mais sete anos se assemelha muito ao modo como Jacó convenceu Esaú a lhe vender sua primogenitura. Isso nos mostra a veracidade do texto que diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Jacó a beijará com vontade, e os dois trocarão carinhos e se deitarão. Mais tarde, ela dará boa-noite e virará de costas por estar acostumada a vê-lo deixar a cama após o sexo. Entretanto, ele beijará sua testa e assegurará que não vai mais embora. A mulher caíra no choro tamanha a sua alegria.

Apaixonado pela filha de Labão, Jacó ofereceu-lhe sete anos de trabalho em troca da mão de Raquel. No entanto, no dia do casamento, Labão troca Raquel por Lia, sua filha mais velha, sem Jacó perceber. Você consegue imaginar qual a reação de Jacó e Raquel e o que eles fizeram? Noemi possuía dois filhos que eram casados.

Moisés

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito.

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini). A vilã fica maravilhada com o herdeiro, assim como o marido, que esquece até do restante.

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos. Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca, uma mulher escolhida por Deus para ser a sua esposa. Porém, ela era estéril. Seu marido orou com insistência durante 20 anos e recebeu a bênção. Não importa o tempo que temos de orar por algo, a recompensa virá!

Labão

Jacó se encontra com Raquel junto ao poço — Por ela, Jacó serve Labão sete anos — Labão dá primeiro Lia em matrimônio a Jacó e depois, Raquel — Jacó serve mais sete anos — Lia dá à luz Rúben, Simeão, Levi e Judá.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira.

E isto, fez com que ela cometesse um dos seus maiores erros, enganando seu esposo que tanto a amava e fazendo com que seu filho mais novo Jacó, roubasse a benção de seu irmão Esaú. Rebeca agora teve que despedir seu filho Jacó, para a terra de seu tio Labão, para que assim não fosse morto pelo seu próprio irmão.

Jacó teve medo do irmão e orou, pedindo clemência a Deus. Enviou os seus rebanhos como presentes a Esaú, quis comprar a paz com as suas riquezas, mas agora estava na hora de Deus fazer uma transformação radical na vida deste homem.