Quanto tempo foi a construção da arca de Noé?

Perguntado por: ovieira3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Noé, mencionado pela primeira vez em Gênesis 5:32, já tinha 500 anos. Quando ele finalmente entrou na arca, sua idade era de 600 anos. Esses detalhes sugerem que a construção da arca pode ter durado aproximadamente 100 anos.

Assim fez Noé, exatamente como Deus lhe orientou. Noé estava com seiscentos anos quando entrou na arca, e após sete dias que ele estava lá com os animais, a família e o alimento necessário, o Senhor fez chover quarenta dias e quarenta noites sobre a terra. Com isto a arca se elevou e andava sobre as águas.

No livro Noah's Flood (O Dilúvio de Noé, em tradução livre), de William Ryan e Walter Pitman, geólogos marinhos relatam acreditar ter encontrado a origem histórica das lendas de uma grande enchente que destruiu civilizações antigas que margeavam o Mediterrâneo e o Mar Negro há 7,6 mil anos.

Anos depois do dilúvio, Deus afirma que nunca mais irá amaldiçoar a Terra e todos que nela habitam. Para simbolizar essa aliança com Noé, seus filhos e seus descentes, Deus forma um arco-íris!

Naamá pensa no que Noé falou sobre a cidade de Enoque e decide partir com seu grande amor. A moça fica surpresa ao saber da mensagem de Deus e do dilúvio, mas o ajuda a construir a arca! Eles se casam e, logo, têm os filhos Sem, Cam e Jafé.

A Bíblia não fala em nenhuma passagem de um período limitado de 120 anos na vida de Noé. Depois de contar a história do dilúvio (Gênesis 6 ?? 9), a narração bíblica termina simplesmente dizendo que Noé, depois do dilúvio, viveu 350 anos, sendo que no total os anos da vida dele foram 950.

“Noé foi agricultor, e o primeiro a plantar uma vinha” Gn. 9:20. É muito provável que durante os anos que construía a arca, ele tenha continuado a plantar e colher. Sua família precisava trabalhar para o próprio sustento.

Porque só havia um homem que era justo naquela época, Noé. Como a injustiça acaba prejudicando até mesmo os justos, então a única forma de acabar com a injustiça e proteger Noé dela, foi criar para ele e para sua família uma forma de Salvação e recomeço da humanidade, que foi a arca.

Nesse sentido, não há dúvidas de que a dickinsonia foi o primeiro animal.

6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra. 8 Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.

Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e ela, entre 99.000 e 148.000 anos. Em genética, chamam-se Adão e Eva os mais recentes ancestrais comuns a toda humanidade.

Em um estudo da Universidade de Leicester, a Arca de Noé poderia transportar até 70 mil animais, sendo 1,2 milhão de espécies catalogadas, sendo 5,5 mil mamíferos, com uma espécie de mamífero para cada 312 espécies de artrópodes.

Segundo os cálculos de Kircher, o Dilúvio teria acontecido em 2396 a.C. e teria durado 365 dias desde o cair da primeira gota de chuva até a chegada de Noé e sua família no Monte Ararat10.

A segunda aliança foi feita como Abrão que, a partir daí passou a chamar-se Abraão (Gn 17, 4-5). E assim se manifestou Deus: “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio.