Quanto tempo ficar em Chianti?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 13 votos

A cidade de Greve in Chianti pode ser visitada tranquilamente em um dia. Mas nós optamos por dividir o dia em meio período para conhecer a cidade e meio dia para visitar uma vinícola.

Afinal, qual a cidade mais bonita da Toscana? Com tantas belas cidades, escolher a mais bonita de Toscana é uma tarefa bem difícil, mas, para nós, a cidade de Montepulciano está no topo da lista. Belíssima e cheia de história, ela une belezas naturais, vinhedos, ciprestes e antigas construções em estilo medieval.

QUANTO TEMPO FICAR
Não é necessário muito tempo para conhecer a pequena cidade. Um passeio de 1 dia já é suficiente para desfrutar do que o local tem a oferecer. É muito comum que as pessoas nem pernoitem no local, mas façam um bate e volta partindo de Florença ou de Siena.

O Chianti Classico é o arquétipo da elegância, com aromas complexos e cativantes, enquanto o potente Brunello di Montalcino mostra taninos mais robustos e uma marcante acidez enquanto jovem.

2 dias

// QUANTO TEMPO FICAR? Há quem fique apenas 1 dia na região, mas recomendo fortemente reservar, pelo menos, 2 dias inteiros, para curtir Cinque Terre. Eu passei exatamente 2 dias lá e confesso que, apesar de ter conhecido com calma todos os vilarejos, teria ficado mais!

O ideal é ficar pelo menos 2 dias inteiros em Florença e deixar outros dias para fazer possíveis bate-voltas à lugares como Pisa ou outras cidades da Toscana. Se você tiver só 1 dia, basta seguir o nosso roteiro do dia primeiro dia, que concentra um geralzão da cidade.

Se vai conhecer duas ou três cidades, reserve pelo menos 10 dias para curtir as regiões sem pressa. Para quem quer fazer um tour bem mais completo e conhecer várias cidades da costa, o ideal é que você separe no mínimo 30 dias para visitar cada cantinho da Amalfitana de forma bem tranquila.

Pratos que harmonizam com o Chianti:
Tábuas de frios como salames e queijos; Empadão de bacalhau; Risoto de tomate seco; E carnes vermelhas em geral.

O que significa Chianti? Ao contrário do que muitos pensam, Chianti não é o nome de uma uva e sim de uma região vitivinícola localizada na Toscana. Os vinhos são tintos e a Sangiovese é a principal uva; cuja quantidade varia entre 70% e 80% mínimo.

Antinori nel Chianti Classico

Em sua quarta edição, o prêmio World's Best Vineyards elegeu a Antinori nel Chianti Classico, na Toscana, Itália, como a melhor vinícola do mundo.

Reserve também um tempo para conhecer a Basílica Santa Maria Novella, o Mercado Central, ótimo para comer os mais variados pratos, e andar pela região central de Florença passando por pontos como o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchia, importante cartão-postal da capital toscana.

Quantos dias ficar: Sorrento faz parte da Costa Amalfitana. Isso significa que os turistas ficam poucos dias no local para visitar outros destinos da região. Se este for o seu caso, 2 dias já são o suficiente. Entretanto, nada te impede de separar uma semana sabática para relaxar e aproveitar os detalhes do local.

Quantos dias
O ideal é ficar pelo menos de 2 a 3 noites em Santa Margherita Ligure ou Portofino.

10 dias

Livorno fica na Costa Ocidental da Toscana. Com 10 dias, o seu roteiro na Toscana fica ainda mais interessante! Para garantir que nada ficará de fora, use os roteiros anteriores como base, fazendo alguns ajustes se quiser, como se hospedar em Siena.

Chianti

1 – Chianti
Certamente é o vinho mais famoso da Itália, um clássico conhecido no mundo inteiro. Produzido na Toscana, já nos anos 1700 era um vinho regulamentado.

Exemplo: vinho Chianti (pronuncia-se Kianti). O que muda é com o CE e CI, que terão o som de tche e tchi, respectivamente.

A melhor forma de ir Roma para Greve in Chianti sem carro é trem e ônibus que leva 3h 20m e custa €20 - €80.

2 dias

Gênova é uma cidade para se passar no máximo 2 dias. Como as atrações turísticas são bem concentradas geograficamente, é possível percorrer a cidade a pé com facilidade sem perder muito tempo com deslocamentos.

As duas mais votadas foram Vernazza e Manarola: a primeira captura a atenção graças às suas casinhas coloridas, e a segunda pelas suas torres habitadas famosas no Parque Nacional da Cinque Terre. São consideradas as vilas mais românticas, onde são tiradas muitíssimas fotos. Vernazza e Manarola são imperdíveis!