Quanto tempo fica saindo seroma da Cesária?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Remédios prescritos. Caso o seroma na cicatriz cause dores, é comum que os especialistas prescrevam medicações analgésicas e anti-inflamatórias para amenizar o mal estar.

Primeiros sintomas
Em alguns casos podem ocorrer inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local, sintomas típicos de uma inflamação e de uma infecção. Neste caso, um sinal de alerta bem importante”. Normalmente, o seroma aparece nas primeiras duas semanas após o procedimento cirúrgico.

O seroma dura cerca de 2 semanas após a cirurgia, podendo se estender por mais alguns dias, dependendo do organismo de cada pessoa. Contudo, se a secreção durar por muito mais do que esse período, o indicado é que comunique ao seu médico para verificar o ocorrido. Geralmente é rápido.

Em alguns casos o corpo absorve o excesso de líquido, porém muitas vezes é preciso tratar o seroma. Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado. Além de tudo isso, o seroma também pode infeccionar e formar abcessos na cicatriz, liberando pus.

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Nestes casos, indica-se às pacientes que façam a higienização com água corrente e sabonete após defecarem ou urinarem (1). O curativo oclusivo protege a ferida de traumas e contaminações, reduz o “inchaço” local e a dor, previne a formação de coleções líquidas e promove a absorção das secreções presentes.

Sintomas dos Pontos da Cesárea Inflamada

  • Vermelhidão no local.
  • Cicatriz quente e endurecida.
  • Dor ou ardência na região.
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

É normal o corte da cesárea ficar inchado? Se você está sofrendo com o inchaço depois da cesária, saiba que essa é uma situação bastante normal e que acontece com a maioria das mulheres, mas é importante ficar atento aos sinais que podem indicar algo errado.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Pode passar álcool 70 na cesárea? “Sim, após a limpeza no banho com água e sabão, se utiliza gaze e álcool 70 para finalizar a higienização.”

Como Tratar Seromas na Mama
Nesses casos, o médico pode optar por colocar um dreno inserido diretamente na pele até o local do seroma, permitindo que o líquido saia. Há ainda a opção de realizar punção no seio, que é a retirada do líquido com o auxílio de uma seringa.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Gel de silicone é um importante aliado no tratamento de cicatrizes em geral. No caso do tratamento para aderência, os médicos costumam indicar o uso de produtos cicatrizantes no pós-operatório para ajudar na formação do colágeno do tipo 1, bem como na prevenção do surgimento da retração na construção da nova pele.