Quanto tempo fica no hospital depois do parto cesárea?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

A estadia média no hospital após uma cesariana é de 2 ou 4 dias. A recuperação completa da cirurgia, porém, pode levar até 6 semanas, tempo muito maior que a do parto normal. Evite esforços e pegar peso desnecessariamente durante pelo menos as 3 ou 4 primeiras semanas.

Logo após a cirurgia da cesariana, deve-se permanecer um tempo em jejum e a mãe só se alimenta no soro. De 4 a 6 horas após a cesária ela já começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além dos produtos industrializados.

Não tem segredo: a melhor posição para dormir é aquela em que a mulher se sentir mais confortável. É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar.

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

2) A mamãe pode estar com as unhas pintadas no dia de dar à luz? Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto.

O tecido modal é uma excelente opção, porque é respirável e, por isso, ajuda a evitar alergias e infecções. Outra alternativa bastante confortável é a microfibra, que tem um toque suave na pele e boa aderência ao corpo.

Alguns médicos solicitam que a mamãe evite falar por um bom período, pois assim é evitado que gases sejam acumulados fazendo a barriga inchar ainda mais, por isso tente relaxar no pós-cesariana o máximo que puder e se possível durma para descansar2.

Como é o pós-cesárea? Ao finalizar a cesárea as enfermeiras colocarão uma faixa que além de ajudar o útero a voltar a posição original serve para proteger a cicatriz. Além disso, será necessário o uso de analgésicos e antibióticos para redução das dores causadas pelo corte, além de evitar infecções.

São necessárias pelo menos 8 horas de jejum antes de uma cesariana programada. Isto signifi- ca que não deve ingerir alimentos sólidos ou líquidos com polpa durante este tempo. Pode beber água ou chá (com ou sem açúcar) até duas horas antes da cirurgia.

Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos. O que não é indicado é agachar-se.

A posição para dormir mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos, que ajudará a acomodar as costas e evitar dor. Para os casos em que a mulher prefere dormir de lado, o ideal é colocar um travesseiro entre as pernas.

Uso de sonda
Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que a mãe vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia. Além disso, como ela recebe morfina para dor, o medicamento pode causar dificuldade para urinar. Normalmente, a sonda é retirada cerca de 6 horas após o parto.

Em alguns casos, não usar a cinta pode levar a formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido no local da cesárea. O ideal é, se houver necessidade e conforme indicação do ou da obstetra, usar a cinta no puerpério por pouco tempo e somente depois da primeira evacuação após o parto.

Para quem está passando pelo puerpério, é interessante acompanhar outras pessoas que já vivenciaram a mesma situação, seja um familiar, seja celebridade. Além da identificação e do apoio emocional, é possível encontrar inspirações. Quando o assunto é estilo, vale reparar as próprias vontades, necessidades e sensações.

Ficar com os braços amarrados
Isso é necessário porque em um braço fica o manguito do aparelho que mede a pressão arterial e, no outro, o oxímetro (para avaliar o nível de oxigênio que chega até os dedos das mãos), além de um acesso venoso para receber soro e medicamentos.

Caso seja parto cesárea, indica-se uma alimentação que ajude na cicatrização, rica em colágeno, com ferro, vitamina C e E, zinco, selênio e proteínas como albumina e valina. Nesse rol incluem-se, entre outros, carnes magras, ovos, laranja, abacaxi, lentilha, soja, berinjela, cenoura e tomate.

Os hormônios vão possibilitar que você comece a produzir leite. Por volta do terceiro dia após o nascimento do bebê, seu leite materno "desce" e você começa a sentir os seios bem mais firmes e cheios.

Alimentos ricos em cálcio
Os principais alimentos que são ricos em cálcio são os leites, iogurte, sardinha, queijos, aveia, gergelim e brócolis.