Quanto tempo fica no hospital depois da cirurgia bariátrica?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Basicamente, a recuperação de uma cirurgia bariátrica é a adaptação nutricional, psicológica e física do corpo. O paciente já pode deixar o hospital em um prazo entre 24 e 48h e começa a realizar suas atividades do dia a dia entre 10 e 15 dias após a cirurgia.

Para recuperação total, se pede duas semanas de repouso. Isso porque, durante este período, o corpo ainda está se adaptando às mudanças causadas pela intervenção.

Primeiros dias após a cirurgia bariátrica
Quanto à alimentação, o paciente deve seguir dieta líquida durante 15 dias, passando para uma dieta pastosa ou branda até receber liberação para a dieta sólida. Em geral, essa fase demora 30 dias. Durante seis semanas, o paciente também não deve fazer grandes esforços.

Dores após cirurgia bariátrica
É normal sentir dores durante o 1º mês e o médico pode indicar o uso de analgésicos para aliviá-la e proporcionar maior bem-estar.

1° Fase: Durante o período de 3 a 10 dias é iniciado o processo da dieta líquida clara. São consumidas em média cerca de 20 e 50ml a cada 30 minutos de sucos (leves); legumes cozidos e caldos.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

Mas e após a cirurgia bariátrica? Existe alguma recomendação diferenciada? A quantidade de água recomendada continua a mesma para as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estômago. Isso porque a água evita desidratação e diminui o risco de tromboses nas veias da perna e intestino.

A perda média total é de ± 70 % do excesso de peso, embora sejam freqüentes relatos de perda de 90% a 100%. Nos seis primeiros meses, a perda costuma alcançar ± 40%, com o restante sendo perdido em até dois anos, podendo diminuir um pouco mais até o quarto ano após o procedimento.

Após a cirurgia bariátrica, riscos existem principalmente por causa das alterações na absorção de nutrientes, já que a alteração do estômago faz com que a quantidade de alimento digerida seja muito pequena.

A desidratação é um risco para o paciente após cirurgia bariátrica. Beba meia xícara de água a cada 30 minutos, por pelo menos oito horas do dia. Pequenos goles completam o seu objetivo. Você também pode usar aplicativos que lembram sobre a hora de beber água.

Durante o bate-papo, os cirurgiões falaram sobre o tempo para completa cicatrização do estômago. Segundo Newton Kahawara, o tempo de cicatrização é de quatro semanas para recuperação de 90% da força tênsil e reforçou a necessidade de uma alimentação líquida com rigor.

Algumas vezes o paciente submetido à cirurgia bariátrica pode apresentar vômitos no pós-operatório. Isso porque, após a cirurgia, com o estômago reduzido, cabe uma quantidade menor de alimento.

Leve apenas essa troca de roupa, a roupa que for ao hospital deverá ser a mesma que usará ao ir embora, para evitar levar excesso de peso. Evite levar objetos de valor ou acessórios como colares, brincos, piercings ou correntes. Eles serão todos retirados antes de você ir ao centro cirúrgico, para sua segurança.

Já na primeira consulta será realizada uma avaliação para descobrir se você está apto, ou não, para cirurgia, pois existem diversos requisitos para o procedimento, tais como idade, peso, doenças associadas e tempo de doença.

A perda de peso na primeira semana é de 800g a 1 kg/ dia, associando as alterações metabólicas das cirurgias à dieta hipocalórica. No final do primeiro mês, regularmente os pacientes perdem cerca de 8% a 12% de seu peso total.

Alimentos proibidos

  • Alimentos fritos;
  • Água com gás;
  • Alimentos ricos em açúcares;
  • Refrigerantes;
  • Temperos industrializados;
  • Molhos industrializados.

Principalmente devido à dieta líquida e hipocalórica, o paciente reduz o peso em aproximadamente 800 gramas por dia durante a primeira semana. Ao final do primeiro mês é possível diminuir de 8 a 12% do peso corporal.

Algumas complicações observadas após esses procedimentos incluem rupturas das linhas de grampeamento (conhecidas como fístulas), estenoses (estreitamentos que dificultam a passagem do alimento ingerido), infecção, trombose (formação de coágulos dentro de vasos sanguíneos), refluxo gástrico (após a gastrectomia vertical ...

Quanto tempo demora até fazer a cirurgia bariátrica? Da primeira consulta até realizar a cirurgia pode levar de 3 meses a 6 meses, vai depender dos exames e acompanhamento com a equipe médica multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, endocrinologista, cardiologista).

Grande parte dos pacientes candidatos à cirurgia de redução de estômago tem a mesma dúvida: depois da bariátrica, que tamanho terá meu estômago? – Com a técnica cirúrgica By-pass – o estômago ficará com cerca de 25ml. – Com a técnica cirúrgica Sleeve – o estômago ficará com 100ml ou menos.