Quanto tempo fica armazenado uma filmagem de um supermercado?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 2 votos

30 dias

Porém, o recomendado por especialistas é que elas sejam guardadas por pelo menos 30 dias. Para ajudar no processo, muitos sistemas já fazem o descarte de maneira automática: ao fechar um ciclo de 30 dias, as filmagens do primeiro dia fora deste ciclo são apagadas.

45 dias

A quantidade de imagens que o HD é capaz de armazenar é outro fator importante. O ideal é que ele consiga armazenar, pelo menos, entre 30 e 45 dias de imagens ininterruptas. Em residências e empresas, esse é o prazo mínimo recomendado para que as imagens sejam apagadas.

Em sistemas analógicos como um gravador DVR, as câmeras de segurança capturam as imagens analógicas (em frames) e enviam esse material para o gravador, geralmente via cabo coaxial. Chegando nos DVRs, essas imagens são convertidas para dados de computador e são armazenadas no hard disk do sistema.

Como regra geral, pode-se estabelecer que apenas as pessoas envolvidas em situações de infrações legais, danos e prejuízos materiais podem solicitar as imagens.

As imagens das câmeras de monitoramento serão fornecidas apenas quando solicitadas através de ofício, por órgãos oficiais, Juizados, Ministério Públicos, Policias Civil e Militar, Defensoria Pública, entre outros. As imagens ficam salvas no sistema por um período de até 30 dias, tempo de armazenamento do equipamento.

Impedimento fere Código de Defesa do Consumidor
Segundo Gandini, a proibição de fotografar e filmar, desde que não seja com equipamento profissional, fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído pela Lei 8.078/1990.

Destaque para a Lei 11.433/2021, que veda mercados e supermercados de proibir o consumidor de fazer registros fotográficos ou filmagens dentro dos estabelecimentos. A iniciativa é do deputado Gandini (Cidadania) e resulta do Projeto de Lei (PL) 176/2019.

Na prática, cabe ao síndico o acesso e controle do monitoramento das câmeras, uma vez que é o representante do condomínio. Porém, é necessário muito cuidado com o armazenamento das imagens obtidas através de monitoramento, justamente para preservar os direitos à imagem, intimidade e vida privada dos condôminos.

Portanto, quando você formatou, excluiu, apagou ou perdeu gravações de vídeo importantes em um disco rígido CCTV DVR ou cartão SD, você ainda pode recuperá-los baixando um poderoso software de recuperação de disco rígido CCTV/DVR - EaseUS Data Recovery Wizard, que permite para recuperar com eficácia arquivos excluídos, ...

60 dias

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o Projeto de Lei 8274/17, que obriga os bancos a possuírem circuito fechado de televisão que armazene imagens por, no mínimo, 60 dias.

A resposta é diferente do que muitos podem imaginar: em regra, a gravação seja por vídeo ou por áudio sem o conhecimento da outra parte, pode sim ser usada como prova na justiça do trabalho.

Em resumo, existem várias maneiras de visualizar as imagens gravadas de sua câmera de segurança. A maneira mais comum é através de um aplicativo de visualização de câmera em seu smartphone ou tablet. Isso permite que você veja as imagens em tempo real e acesse as gravações armazenadas.

Funciona da seguinte forma: os arquivos são salvos remotamente em servidores online, ou seja, sem uso de uma mídia física. Geralmente os arquivos podem ser fracionados para melhor armazenamento e possuem criptografia para evitar ataques hackers, principalmente nuvens e grandes servidores, como Google e Microsoft.

A empresa não pode instalar câmeras em locais privados, como banheiros e vestiários. Além disso, elas não devem ser usadas para monitorar apenas um funcionário ou setor. As imagens obtidas também não podem ser divulgadas fora da empresa.