Quanto tempo Ezequiel ficou amarrado?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

O profeta carrega simbolicamente a iniquidade de seu povo, dia após dia. Ele somente consegue revelar a culpa, mas nada pode fazer para removê-la ou aliviar seus compatriotas dela. Para cada ano de iniquidade, Ezequiel precisava ficar deitado um dia por lado, em um total de 430 dias (390+40 = 430). …

Após cinco anos vivendo no Exílio, ele recebeu sua chamada profética. O profeta vivia em sua própria casa, onde os anciãos vinham consultá-lo (Ezequiel 3:24; 8:1; 14:1; 20:1; cf.

Ezequiel 2:9–10; 3:1–3—O Senhor Pediu a Ezequiel que Comesse um Rolo. A descrição de Ezequiel comendo um rolo simboliza seu chamado para ensinar a palavra do Senhor tornando literalmente a palavra de Deus uma parte de seu ser.

Ezequiel foi um dos muitos judeus levados cativos nos primeiros ataques dos babilônios a Judá. Essa visão ajudou os exilados (pessoas que estavam cativas na Babilônia) a saberem o que aconteceu em Jerusalém e por que isso aconteceu. Ezequiel 8 relata a iniqüidade do povo de Jerusalém, inclusive seus líderes religiosos.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

Ciro I

O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus. A partir daí, realizaram uma nova peregrinação com direção à cidade de Jerusalém.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Podemos entender a situação do texto e seu real contexto partindo da realidade a qual estava inserido o profeta. Ezequiel era um sacerdote do templo que fora levado em cativeiro para a Babilônia e de lá exerceu o seu ministério profético. Israel era prisioneira de uma nação estrangeira.

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

O Rio Quebar foi um antigo canal de irrigação da antiga Mesopotâmia, situado a uma pequena distância do eufrates. Teria sido o lugar onde viveu o profeta Ezequiel correspondendo a um assentamento de exilados judeus conhecido como Tel-Abibe, na antiga região de Nipur, situada à sudeste da Babilônia.

de atalaia
Origem etimológica:árabe at-talai'a, plural de talaiâ, lugar alto para vigilância, sentinela.

Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.

Quando eu estava olhando para os quatro animais, vi quatro rodas no chão, uma ao lado de cada um deles. As quatro rodas eram iguais e brilhavam como pedras preciosas. Dentro de cada roda havia outra roda, atravessada, e assim, sem virar, as rodas podiam rodar em qualquer direção.

3 E estendeu a forma de uma mão, e me tomou pelos cabelos da minha cabeça; e o aEspírito me levantou entre a terra e o bcéu, e me levou a Jerusalém em cvisões de Deus, até a entrada da porta do pátio de dentro, que dá para o norte, onde estava o assento da imagem dos ciúmes, que provoca ciúmes.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.