Quanto tempo eu tenho para voltar para faculdade depois de trancar?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

dois anos

Então, quando decidir destrancar a faculdade, precisa se informar com a secretaria da instituição. Em geral, como já citamos, você pode fazer a rematrícula dentro do prazo de dois anos desde o trancamento e manter as disciplinas já concluídas no seu histórico.

DESLIGAMENTO/ABANDONO DO CURSO
O aluno que não tiver efetivado a matrícula dentro dos prazos estabelecidos vai automaticamente para a condição de desligamento ou abandono, podendo ficar nessa condição por um período máximo de dois anos, a partir dos quais terá que se submeter a novo processo seletivo.

Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos. Como devo proceder para trancar meu curso?

O Projeto de Lei 2502/22 altera as regras para o aproveitamento de estudos por instituições de ensino superior, observado o prazo máximo de dez anos após a conclusão das disciplinas com aprovação. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Após ter deixado os estudos (também conhecido como evasão), o retorno segue algumas regras específicas para cada instituição. O ideal é procurar o núcleo de atendimento da faculdade para tirar suas dúvidas.

Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição. Normalmente, quem solicita o trancamento da faculdade tem o direito de ficar até dois anos com a graduação paralisada.

Abandono de curso
Para efetivá-lo, o aluno deve pagar a matrícula do semestre seguinte ao que cursou e, quando voltar às aulas, tem que se rematricular, além de pagar as mensalidades correspondentes ao semestre que irá cursar.

Como se planejar para destrancar a matrícula na faculdade?

  1. Defina seus objetivos. É preciso refletir e definir bem quais são os seus objetivos ao voltar aos estudos. ...
  2. Avalie sua disponibilidade. ...
  3. Faça um planejamento financeiro. ...
  4. Respeite seus limites. ...
  5. Adapte a sua rotina. ...
  6. Entenda como funciona o processo na faculdade.

Trancar a faculdade é um direito de todo estudante
Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

O Projeto de Lei 2471/20 permite o trancamento de matrícula gratuito nas instituições de ensino superior em virtude do estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus.

Ao trancar a faculdade, o estudante tem a possibilidade de ficar até dois anos distante do curso e, durante esse período, não precisará arcar com as mensalidades. O prazo total é estabelecido pela faculdade, mas, a média geral é de dois anos.

É possível trancar a faculdade a qualquer momento? O período para solicitar o procedimento começa com cada semestre letivo e vai até uma data definida no Calendário Acadêmico da instituição. Portanto, não é possível trancar a faculdade no meio do semestre, por exemplo.

Quando você tranca a faculdade, ainda mantém vínculo com a instituição e tem um prazo para voltar. Dependendo do regulamento para a concessão de bolsas de estudo, sua bolsa pode ser mantida por determinado prazo, ou ser retirada imediatamente.

Posso solicitar trancamento de uma mesma disciplina pela segunda vez? O trancamento parcial de um mesmo componente curricular é permitido somente uma única vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade.

A maioria permite que a matrícula fique trancada por dois anos. Assim, enquanto o curso estiver trancado, será como se a matrícula estivesse congelada. O aluno não precisará frequentar as aulas ou pagar as mensalidades, caso estude em uma faculdade privada.