Quanto tempo é um dia no espaço?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.

Em viagens espaciais, os astronautas não precisam sustentar o próprio corpo. Eles ficam sob influência da microgravidade, flutuando pelos espaços.

As dimensões temporais e espaciais estão diretamente conectadas. O espaço e o tempo estão entrelaçados e englobam todo o universo, formando o chamado continuum espaço-tempo. Adota-se a ideia de que o tempo é algo absoluto, que sempre progride da mesma maneira para todos os pontos no universo.

Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura. Para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), isso significa envelhecer ligeiramente mais devagar do que as pessoas na Terra.

27 dias

Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra. A face oculta não corresponde a 50% da superfície lunar.

Quanto maior a gravidade, mais lento o tempo fica. O inverso também é verdade, quanto menor a gravidade, mais rápido o tempo passa.

A Astronomia vive quase que exclusivamente da luz captada dos objetos celestes. É através da luz por eles emitida, refletida ou absorvida que tiramos informações sobre os astros. Estrelas, como o Sol, emitem luz, enquanto que os planetas do sistema solar e seus satélites refletem a luz solar.

Uma das implicações desses postulados é que o tempo não é absoluto, mas depende da velocidade relativa em que o sistema/observador se move. Assim, quanto maior a velocidade relativa, mais lenta será a passagem do tempo.

Ainda de acordo com os estudos de Einstein, o tempo vai passando cada vez mais devagar até que se atinja a velocidade da luz, de 1,08 bilhão de km/h, o valor máximo possível no Universo.

Quanto tempo leva para voar até a lua? Quanto tempo leva a jornada até a lua é, obviamente, uma questão de sua própria velocidade. Por exemplo, os 384.400 quilômetros que a lua tem em média poderiam ser percorridos em dez horas.

Nós seguimos isso até hoje e o dia continua tendo essas 24 horas úteis que costumamos dizer. Mas o movimento de rotação da terra não dura exatamente 24 horas, mas aproximadamente isso”, explicou. Então, quantas horas teriam em um dia? “O dia teria 23 horas, 59 minutos, 59 segundos e…

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

"O tempo é uma substância, um elemento material", afirma o cientista. "No nosso dia a dia, não vemos o espaço-tempo oscilando. Mas a verdade é que o tempo flui diferente, em distintas regiões do Universo, pois ele depende do local, em particular da quantidade de massa ao redor."

A descoberta pode iluminar esses misteriosos mundos em órbita rápida. O exoplaneta rochoso é considerado um planeta de período ultracurto, ou USP (na sigla em inglês), que gira em torno de sua estrela hospedeira e termina uma órbita completa em oito horas.

Os astronautas não podem chorar porque é necessário que a gravidade aja sobre as lágrimas para que elas caiam pelo rosto. No vídeo, ele responde à pergunta: o que acontece se você chorar no espaço? Com a gravidade zero, um fenômeno bizarro é o que acontece: As lágrimas não caem, afinal, não há gravidade.

Algumas consequências transitórias da vida em ambiente de microgravidade – perda de massa muscular e óssea, aumento na estatura e alterações no sistema circulatório – já eram conhecidas de testes com astronautas que ficaram mais tempo no espaço.

A criação da dobra espacial é possível usando várias formas de forma separada ou integrando-as. Uma forma possível é baseando-se nas propriedades quânticas do espaço e na Energia Negativa.

24 horas em um relógio na Lua, possui 56 microssegundos a menos do que 24 horas em um relógio na Terra. Parece pouco, mas essa diferença se acumula todos os dias.

então galera na lua não existem seres vivos. pelo menos jamais foi detectada a qualquer espécie.

A Lua tem rotações em seu eixo, realizando uma volta inteira a cada 27 dias terrestres. Por isso, um dia em um lado da lua dura cerca de 13 dias e meio na Terra, seguido por um período igual de noite.

Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por segundo. Mas um novo modelo matemático abre a possibilidade para a viagem espacial.