Quanto tempo é preciso para recuperar a massa muscular perdida?

Perguntado por: iarruda . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

A vitamina A é importante no processo de força e desenvolvimento de músculos e ossos. Além de todos os outros benefícios para a saúde, ela está envolvida na síntese de proteína, o que interfere no reparo muscular. Ela também é precursora de alguns hormônios, como a testosterona, que promove o ganho de massa magra.

Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

A perda de massa muscular pode dificultar simples tarefas da rotina, como segurar sacolas e manusear objetos. Ele também pode sofrer com dores, uma vez que o seu corpo não tem a quantidade ideal de massa muscular para auxiliar na sustentação do corpo.

As principais causas dessa diminuição de massa muscular envolvem condições como diabetes, câncer, desnutrição e insuficiência cardíaca, que podem acelerar o processo, além das mudanças hormonais, comuns nessa fase.

Em média um ganho de 5 kg de massa muscular varia de 3 até 6 meses. Ao passo que algumas pessoas conseguem ganhar músculos rápido, outras tem grandes dificuldades, e chegam a ganhar no máximo 1 kg em 1 mês.

Os alimentos para ganhar massa muscular são aqueles fontes de proteínas, como frango, carnes, ovos, feijão, amendoim e tofu. Além desses, também é muito importante o consumo de alimentos fontes de probióticos, como o kefir, kombucha e iogurte.

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Os alimentos para ganhar massa muscular são os ricos em proteínas, que podem ser de origem animal, como carnes, ovos e frango, ou as proteínas de origem vegetal, como feijão, abacate, tofu e amendoim, por exemplo.

A creatina é outro suplemento que pode ajudar no aumento de força, resistência e, claro, ganho muscular. Acontece que, assim como o Whey Protein, ela faz com que as células musculares trabalhem com mais energia. O resultado é uma resistência maior aos treinos e menos fadiga muscular.

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Manter o corpo em movimento faz a diferença, pois, além de estimular a musculatura, auxilia a evitar as limitações funcionais mais comuns com a idade. Isso inclui uma rotina de atividades aeróbicas (caminhada, natação, corrida…) e treinamentos de força e resistência (musculação, pilates…).

Whey protein: Um dos mais populares suplementos para ganhar massa magra.

Para quem tem o desejo de ganhar massa magra, as proteínas são fundamentais, pois são responsáveis pela constituição das fibras musculares e também pelo reparo das lesões que ocorrem durante o treino.