Quanto tempo é preciso ficar no sol para se bronzear?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Inicialmente, em média, deve-se tomar sol durante 30 minutos, assim é possível adquirir o bronzeamento de forma gradativa, ou seja, de pouquinho em pouquinho. Com isso, é possível aumentar o tempo em exposição direta ao sol com o passar dos dias, sem exceder o tempo de uma hora.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período. O bronzeamento ocorre gradativamente.

Qual o melhor horário para bronzear? O horário recomendado para pegar sol é antes das 10h e após as 16h. Após às 10h e antes das 16h a incidência de raios UVB são maiores, e eles podem causar queimaduras e outros sintomas intensos na pele.

Consuma alimentos com betacaroteno
Os alimentos com carotenoides ajudam a ativar a melanina e auxiliam a conquista do bronzeado perfeito. Sucos e saladas com tomate, cenoura, mamão, abóbora, beterraba e acerola, além de vegetais verdes escuros, como couve e espinafre também são indicados.

Nossa pele é renovada em média a cada 21 dias, mas, tomando todos os cuidados citados acima e dependendo do seu tipo de pele, o seu bronzeado pode durar ainda mais. Em algumas pessoas o bronze pode durar até 60 dias!

De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.

Caso mesmo assim queira se expor ao sol para suplantar a vitamina D, evite a exposição da Face e Membros superiores pois são áreas mais sujeitas ao câncer de pele! O Rosto é área de risco e tumores menores são mais sérios.

O primeiro passo para garantir uma marquinha de biquini perfeita com o uso de autobronzeadores é a esfoliação. Ela serve para remover o excesso de células mortas e deixar a pele uniforme para a aplicação. Na sequência, a hidratação também é imprescindível para o bronzeado ficar uniforme, sem manchas.

Para pegar sol de maneira saudável, os melhores horário para exposição aos raios UV são: – Entre 8h às 10h; – Entre 16h às 18h; Durante esse período de tempo, a radiação solar é mais leve, e existe uma menor radiação do raio UVB, que provoca queimaduras e é o principal causador de doenças de pele.

Pergunte a qualquer dermatologista qual é o horário mais seguro para a exposição solar e a resposta será sempre a mesma: os raios mais saudáveis brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas (ou antes das 11 horas e depois das 17 horas, nas regiões com horário de verão) .

O melhor horário para tomar sol e produzir vitamina D é entre as 10 e as 15h, quando existe maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a pele para produzir vitamina D. No entanto, é também durante este horário que existe um maior risco de queimaduras e desenvolvimento de câncer de pele.

Pele branca
Então, é precisoexpor-se ao sol da manhã até as 10 horas, ou ao final da tarde após as 16 horas, no máximo, até 15 minutos por dia com protetor FPS 30, durante 10 dias. Após esse período, usar um protetor com FPS 60, no mínimo. O bronzeamento tem de ser lento e progressivo”, diz Alexandre Filippo.

Especialistas recomendam até as 10h e após as 16h. Pois entre as 10h e 16h há uma maior emissão dos raios ultravioletas, responsáveis por causar câncer de pele. Devido ao calor, você já sabe: abuse da água e sucos naturais.

Quanto mais você hidratar sua pele, mais tempo o bronzeado ficará e, provavelmente, sua pele não vai descascar com o passar dos dias. O ideal é aplicar hidratantes ou óleos todos os dias no corpo para evitar o ressecamento e a descamação da pele.

O consumo de alimentos com betacarotenos ajuda a bronzear rápido. Os betacarotenos são pigmentos antioxidantes, que ajudam a obter indiretamente vitamina A e a deixar assim a pele mais bronzeada. Estão presentes em alimentos como cenouras, laranjas, tomate, melão, beterraba, pimento ou espinafres.

Para obter um bronzeamento rápido, bonito e natural, devem-se seguir as dicas:

  1. Fazer uma alimentação rica em betacarotenos. ...
  2. Fazer uma esfoliação da pele. ...
  3. Tomar sol com protetor solar. ...
  4. Hidratar e nutrir a pele. ...
  5. Evitar ficar muito tempo ao sol. ...
  6. Mudar de posição frequentemente. ...
  7. Fazer pausas. ...
  8. Usar autobronzeador.

Veja só algumas opções!

  • Bronzeador Cenoura & Bronze. 4.7. ...
  • Bronzeador Rayito de Sol. Combinação de nozes com tirosina garante um bronzeado rápido com o Rayito de Sol (Foto: Divulgação/Raquito de Sol) ...
  • Bronzeador Nívea Sun Intense e Bronze. ...
  • Autobronzeador Hidratante Avène.

A depilação retira todas as células mortas da pele, deixando-a muito sensível, e a chance de manchar é muito grande. O ideal é depilar com no mínimo um dia de antecedência. 2- Esquecer ou não passar esfoliante antes do bronzeador. Principalmente cotovelos, joelhos, pés e mãos.

Posso tomar banho depois da aplicação? Nós recomendamos que a pessoa espere 7 horas antes de tomar banho. Neste período a substância que reage com a pele ainda estará agindo.

“O bronze natural tem a aplicação do acelerador e garante que a marquinha continue após meses, o que difere do bronze gelado, que funciona como uma espécie de maquiagem na pele e dura, em média, dez dias na pele”

Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.