Quanto tempo é permitido ficar em pé no trabalho?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

E a resposta não é tão simples. A primeira coisa que devemos saber é que, independentemente da profissão, são devidos aos funcionários intervalo de 15 minutos, caso a jornada de trabalho seja superior a 4 horas e não superior a 6 horas; e de, no mínimo, 1 hora, se a jornada de trabalho for superior a 6 horas.

Permanecer horas em pé pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

A resposta para esta pergunta é NÃO. Exato, o empregado não pode ser obrigado a trabalhar em pé durante toda a jornada.

Quem trabalha muito tempo em pé deve buscar manter-se em movimento, assim proporciona circulação do sangue e evita aparecimento de varizes ou inchaço. Deve procurar também usar sapatos confortáveis, que não apertem os pés, ou salto muito alto, o que provoca maior cansaço às pernas.

Apesar do corpo humano se adaptar a todas as formas de trabalho é preciso dar muita atenção aos cuidados com a postura. Ficar por muito tempo em pode diminuir o retorno do sangue venoso, provocando a formação de varizes.

"Isso mostra que a força gradual da gravidade em nosso corpo parece estar trabalhando de leve o tempo todo. Então, simplesmente ficar em pé permite que a gravidade faça seu trabalho sobre nosso corpo", explica Buckley.

2 horas

Quantas Horas por Dia Podemos Ficar em Pé? É recomendável tentar ficar em pé por pelo menos 2 horas por dia, mas até 4 horas por dia pode ser o ideal. Isso pode parecer muito, mas há muitas maneiras de encaixar uma postura em pé no seu dia.

tênis

Os tênis são as melhores opções de sapatos confortáveis para trabalhar em pé. Além de não machucarem, eles trazem o benefício de encaixarem-se em diversos ambientes, principalmente os que possuem dress code liberado. Se você trabalha de manhã até à noite, é hora de apostar nesses calçados!

Dr. Kanaji acrescenta outra sugestão para combater a dor na perna após ficar muito tempo em pé: "Usar meias de compressão também é uma boa alternativa, pois elas dão suporte aos músculos, o que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos. Elas são usadas para reduzir o inchaço das pernas".

Bolhas, calos, dores e joanetes são alguns dos problemas que podem afetar os pés quando se trabalha muito tempo em pé. Não podemos nos esquecer de que são eles que absorvem os primeiros impactos e ainda sustentam o peso de todo o nosso corpo.

Veja as doenças laborais mais frequentes devido à postura incorreta!

  1. Dor nas costas. Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho. ...
  2. Problemas de coluna. ...
  3. LER/DORT. ...
  4. Tenossinovite.

O corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Mesmo com a postura correta, a falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga e doam. Esse problema tem efeitos ainda piores em situações de postura incorreta e os dois casos podem provocar dor nas costas.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades.

5 dicas para aliviar os sintomas das pernas cansadas

  1. 1 – Banho quente e alongar-se pode aliviar a dor nos nervos e também os músculos doloridos. Alongar os músculos doloridos é uma ótima maneira de fazê-los relaxar. ...
  2. 2 – Gelo. ...
  3. 3 – Meias de compressão. ...
  4. 4 – Elevação das pernas. ...
  5. 5 – Fique de pé e mova as pernas.