Quanto tempo é normal sair secreção de uma cirurgia?

Perguntado por: mcosta7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão.

Sensação de que o local está mais quente; Dor; Muitas vezes, febre alta; Odor ruim no local da ferida ou da cirurgia.

Nesses casos, o profissional pode fazer a drenagem do seroma utilizando uma agulha e uma seringa, em um procedimento conhecido como aspiração ou punção. Um dreno também pode ser utilizado. Além disso, antibióticos (em caso de infecção), analgésicos e anti-inflamatórios (para gerenciar a dor) podem ser prescritos.

O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

O corpo reabsorve o líquido num período aproximado de 10 a 21 dias. Em alguns casos o Seroma também pode extravasar através da pele, o que também é comum. Se o Seroma não for reabsorvido ou extravasado pode endurecer e prejudicar o aspecto da cicatriz.

É completamente normal sair secreção após a cirurgia quando a mesma possui um aspecto translúcido, levemente amarelado e inodoro, sendo chamado de seroma. Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado. É normal sim!

Em alguns casos o corpo absorve o excesso de líquido, porém muitas vezes é preciso tratar o seroma. Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado. Além de tudo isso, o seroma também pode infeccionar e formar abcessos na cicatriz, liberando pus.

“Pus, que nojo!” O pus é mais uma daquelas maravilhas produzidas pelo seu sistema imunológico. Talvez não seja a sua ideia de maravilha, mas é muito bom quando o seu corpo estiver com alguma infecção. Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ao tocar;
  • Sensação de calor.

Quais são as causas da deiscência após cirurgia? A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.

Cirurgias Infectadas: São todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão em presença de processo infeccioso (supuração local) tecido necrótico, corpos estranhos e feridas de origem suja. Ex: Cirurgia de reto e ânus com pus, cirurgia abdominal com presença de pus e conteúdo de colon.

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

O seroma aparece após qualquer cirurgia, caracterizado por acúmulo de um líquido abaixo da pele, muito próximo à cicatriz cirúrgica. Isso ocorre devido ao manuseio da pele e do tecido gorduroso.

Como já falamos, a abertura dos pontos é uma situação grave e precisa ser acompanhada pelo cirurgião. Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível.

5 – Após a lavagem da ferida com pontos, é imprescindível secar bem toda a zona porque a umidade dificulta a cicatrização da ferida. Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril.

O amarelado perto dos cortes pode ser normal sim, porém fique atenta aos sinais infecciosos, como vermelhidão e calor no local dos cortes. Quanto a comer normal, em uma cirurgia de vesícula, pode sim. recomendo que você siga as orientações do seu médico e questione ele no retorno.

Você sabe o que é? Pré-disposição genética e o não uso de uma cinta ou curativo compressivo são alguns fatores que ocasionam este problema. O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia.

Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo a cicatriz cirúrgica causando inflamação. Fibrose é o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência irregular.