Quanto tempo durou o jejum de Neemias?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Um intercessor ora e age. Neemias orou, jejuou, lamentou e chorou por 120 dias. Ele colocou essa causa diante de Deus, mas também colocou a mesma causa diante do rei.

Por fim, em apenas 52 dias os muros de Jerusalém foram reconstruídos. Tudo isso aconteceu por causa da soberana mão do Senhor. Neemias foi um instrumento usado pelo Senhor, mas em última análise, foi Deus quem realizou tudo.

Neemias era um homem justo e temia a Deus. O relato trazido por seu irmão o incomodou porque ele sabia que os mandamentos do Senhor não estavam sendo cumpridos como deveriam, e isso o motivou a sair de sua zona de conforto.

Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus.

Ester: Diga a Mardoqueu e aos judeus para jejuarem por mim durante três dias e três noites. Eu e minhas servas também jejuaremos. Eu irei ter com o rei e se perecer, pereci.

Duração do Jejum
7 dias – Jejum pela morte de Saul. 14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio. 21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém. 40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto.

A Bíblia fala sobre três tipos principais de jejum de alimentos: o jejum total, o jejum com água e o jejum parcial.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Sob sua direção, foram reconstruídos os muros de Jerusalém. Contudo, “Neemias não se contentou simplesmente em erguer estruturas físicas, mas desejava também que seu povo fosse edificado espiritualmente” e ajudou os judeus a “assumir o controle de sua vida, suas terras e seu destino como o povo de Deus” (Modesto M.

Neemias foi usado por Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos no pós-exílio. Judeu (1:6b), filho de Hecalias (Ne1:1), ele fazia parte da geração de israelitas que foram levados cativos para a Babilônia. Na corte real, possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade.

Neemias nos ensina a liderar sacrificialmente
Vemos, em Neemias, um líder incomumente humilde que serve aos outros com um grande custo para si. Alguns exemplos que se destacam no livro: Neemias deixa o refúgio confortável de Susã, um refúgio de inverno para os reis persas, por preocupação com o povo de Deus.

A notícia que Neemias recebeu de sua pátria é: “Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém, estão derribados, e as suas portas queimadas a fogo” (1.3). Deduzimos, portanto, que haja muita dor, tristeza, choro e lamentação.

9 E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os aajuntarei e os trarei ao lugar que escolhi, para ali fazer habitar o meu nome.

Com muito pouco tempo para pensar, Neemias imediatamente orou. Oito vezes neste livro lemos que ele orou espontaneamente (2.4; 4.4-5, 9, 5.19; 6.14; 13.14; 22.29). Neemias orava a qualquer hora, mesmo quando conversava com outros.

Qual o versículo-chave de Neemias? - Quora. Leia mais em=A História de Neemias – Lições de um Reavivamento Bíblico ! "Uma das palavras-chave desse encontro de reavivamento é entender, que aparece seis vezes (8:2, 3, 7, 8, 9, 12) ao longo do capítulo.

17 Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.

Leia Esdras 7:9 e identifique o que ajudou Esdras a terminar em segurança a viagem de quatro meses de Susã até Jerusalém. A frase “a boa mão do seu Deus sobre ele” no versículo 9 significa que Deus estava abençoando Esdras.

Daniel

“São 21 dias de oração e jejum”, explicou nos stories da rede social. Embora a Dieta de Daniel tenha ganhado popularidade nas últimas semanas graças ao astro de Hollywood, não podemos chamá-la exatamente de nova — suas origens são tão antigas quanto a Bíblia.