Quanto tempo durou o império grego?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Essa civilização começou a desenvolver-se a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Tradicionalmente, os historiadores dividiram a história grega em cinco períodos, sendo que o arcaico e o clássico correspondem ao auge dessa civilização.

Período Helenístico: estendeu-se de 338 a.C. até 146 a.C. e ficou marcado por ser o período em que a cultura grega se expandiu para o norte da África e para o Oriente por conta do Império Macedônico. Teve fim quando os gregos perderam sua autonomia para os romanos.

1750 a.C.

Marcaram culturalmente e economicamente o período. Entretanto, a civilização desapareceu bruscamente por volta de 1750 a.C., em virtude, provavelmente, de um terremoto ou da invasão dos povos gregos, inicialmente os aqueus e depois os dórios.

Dividido em três fases, o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889), concentrou também a formação de instituições importantes, que permanecem até os dias de hoje, como as Forças Armadas e o IHGB, além de projetos de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento ...

Formação da Grécia
O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

04) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela a) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados. b) invasão dos cretenses na cidade de Tróia e pela destruição da civilização micênica.

Segundo a mitologia, Cécrope, ou Cécrops, de origem egípcia, foi o primeiro rei da região Ática e a quem se atribui a fundação de Atenas. Até o século X a.C., seus habitantes se reuniam em doze cidades e, desde o princípio, Atenas ostentou a supremacia sobre o resto das polis.

GRÉCIA ANTIGA
A Grécia, país do continente europeu, foi palco de muitos acontecimentos na Antiguidade. Porém, existem diferenças entre a Grécia atual e a Grécia Antiga. A Grécia Antiga ocupava um território muito maior que a Grécia atual. Os gregos chamavam a região de Hélade e se autodenominavam de helenos.

A Península Grega ficou sob domínio romano a partir de 146 a.C., com o sul da Grécia sob a vigilância da província Macedônica, anexada por Roma desde 167 a.C.. No entanto, algumas pólis gregas conseguiram manter uma independência parcial e evitar a tributação.

A religião da Grécia Antiga era politeísta. Ao receber a influência de vários povos, os gregos foram adotando deuses de outros lugares até constituir o panteão de deuses, ninfas, semideuses e heróis que eram cultuados tanto em casa como publicamente.

Primeira grande civilização grega e primeira alfabetizada da Europa, os minoicos, ou cretenses, moravam em Creta, a maior e mais populosa das ilhas gregas, entre os anos 2200 e 1450 a.C. A chegada dos dórios, povo guerreiro vindo do norte, destruiu a civilização micênica e deu início à primeira diáspora grega.

Consideravam que seu herói fundador era Heleno, um adivinho que é retratado na obra "Odisseia" e chamavam a si mesmo de “helenos”. Este também era o nome de uma aldeia situada no noroeste da atual Grécia. A palavra “Grécia” foi empregada pelos romanos e significa “terra dos gregos”.

Império Mongol

O Império Mongol foi o maior império terrestre contíguo da história, reinando ao longo dos séculos XIII e XIV. O império emergiu da fusão de tribos nômades encontradas no nordeste da Ásia. O Guinness considera, como maior Império por porcentagem da população mundial o Império Aquemênida, ou Primeiro Império Persa.

império romano

Nesta quinta(10) à 01h10 mais emoções da série que conta a história do maior império da antiguidade. Por volta de 117 d.C, o império romano teve a sua maior expansão e acumulo de poder. O território chegou a 6 milhões e meio de quilômetros quadrados.

Zeus

O principal deus grego era Zeus, o rei dos deuses. De acordo ainda com a mitologia, os principais deuses gregos, com exceção de Hades, residiam no Monte Olimpo, sendo conhecidos como deuses olímpicos.

No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.

A derrota de Esparta por Tebas na Batalha de Leuctra em 371 a.C. acabou com o papel proeminente de Esparta na região e iniciou o período da hegemonia tebana. No entanto, ela manteve a sua independência política até a conquista romana da Grécia em 146 a.C..

Na Liga de Delos, todas as cidades que faziam parte deveriam pagar um imposto que seria administrado pelos atenienses para construir-se uma grande frota naval que defenderia os interesses de todas elas. Esse cenário levou a Grécia a uma progressiva polarização que resultou na guerra entre atenienses e espartanos.