Quanto tempo durou o estilo gótico?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV).

Arte gótica é o nome dado a um movimento artístico surgido na França, ainda na Idade Média, em meio ao século XII.

Ela começou a ser construída em 1386 e demorou cerca de 600 anos para ficar completamente pronta, segundo historiadores. Na parte externa, a Catedral é repleta de ornamentações, que somam 3400 peças.

O abade imaginou um interior onde fluiria livremente pelo espaço, sem divisões, onde as paredes seriam extremamente delgadas e onde, principalmente, a luz de Deus preencheria a igreja de maneira figurada e literal. Quando Suger reconstruiu o coro, em Saint Denis (1135-44), segundo essa linha, inventou o estilo gótico.

1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.

Religião e simbolismo. A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

  • 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
  • Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  • Torres pontiagudas e esguias. ...
  • Grande iluminação interior. ...
  • Uso de vitrais. ...
  • Uso de paredes mais finas e leves. ...
  • Grande ornamentação. ...
  • Abóbodas em cruzaria.

A arte gótica se inicia na França, em meados do século XII, com a construção de catedrais. Mais tarde, a estética gótica transcende o universo da arquitetura para ganhar outros espaços (a pintura, a escultura, o desenho, os vitrais).

Os godos (em gótico: Gut-þiuda; em alemão: Goten; em Sueco antigo Gutar; em latim: Gothi) eram uma tribo germânica, composta por uma amálgama de grupos e clãs com diversos líderes. A sua origem é objeto de controvérsias.

O estilo gótico nasce a partir do Românico, após contínuos aperfeiçoamentos técnicos e estéticos, em plena Idade Média nos finais do século XII em França, mais concretamente na Île de France, nas imediações de Paris, desenvolvendo-se essencialmente entre o século XIII e XV na Europa Ocidental.

1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).

A arquitetura gótica foi um estilo que aconteceu na transição de dois outros: o românico e o renascentista. Ele se iniciou na Europa, mais precisamente na França, no século X, no período da Idade Média e teve grande destaque até o século XV.

Basílica de Saint-Denis

Basílica de Saint-Denis em Paris, França. Foi uma das primeiras construções em estilo gótico.

A ideia de Arquitetura Gótica se refere ao movimento que dominou o estilo de construções do séculos 10 ao 15, correspondente à Baixa Idade Média. Nesse período, a maioria das obras era feita com finalidade religiosa e, por isso, essa tendência também é chamada de “arte das catedrais”.

O nome gótico foi possivelmente cunhado por Giorgio Vasari (1511-1574), um dos expoentes do Renascimento, que o considerava como um estilo artístico monstruoso e bárbaro. Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.